Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Fabiano dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0468143359513798-
Autor(es): dc.contributorDias, Marcelo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781-
Autor(es): dc.contributorPereira, Vinícius Mendes Couto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8604645387488582-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7603763633035787-
Autor(es): dc.creatorPereira, Fernanda Angelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755428-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. Esta monografia apresenta uma breve exposição histórica do ENEM, sua constituição e os conteúdos que são abordados de acordo com as Matrizes de Referência (BRASIL, 2009). Expõe uma análise teórica sobre o Pensamento e Letramento Estatístico de acordo com ALMEIDA (2008) e GAL (2002), os quais serviram de parâmetros para avaliar e analisar os conteúdos de Estatística presentes no ENEM, paralelamente com os conteúdos que constam nos principais documentos que norteiam o Ensino de Estatística no Ensino Médio brasileiro. Ademais, são apresentadas as considerações acerca das análises realizadas das questões do ENEM que exibem conteúdos estatísticos, classificando-as de acordo com os escores delineados pela autora levando em consideração os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico definidos por Watson e Callingham (2003).-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to show how it is being assessed the Statistical Education through the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) from 2009 to 2015, from the perspective of construction of Thought and Statistical Literacy. This paper presents a brief history summary of ENEM, its constitution and contents that are covered under the Matrizes de Referência (BRAZIL, 2009). Exposes a theoretical analysis of the thought and Statistical Literacy according to ALMEIDA (2008) and GAL (2002), which parameter serves to evaluate and analyze the statistic contents present in ENEM in parallel with the content contained in the main documents that guide the Statistics Teaching in brazilian High School. Moreover, the considerations are presented about the analyzes of ENEM issues that exhibit statistical content, classifying them according to the scores outlined by the author taking into account the levels of thinking and Statistical Literacy defined by Callingham and Watson (2003).-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectensino de estatística-
Palavras-chave: dc.subjectpensamento estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectletramento estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectstatistical education-
Palavras-chave: dc.subjectstatistical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectstatistical literacy-
Título: dc.titleAvaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.