Uma abordagem de metaheurística para otimização do roteamento de veículos com múltiplas origens em uma empresa de telecomunicações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Gabriela Braga-
Autor(es): dc.contributorTammela, Iara-
Autor(es): dc.contributorHashimoto, Ana Carolina Ribeiro Duarte-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Christian Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755422-
Descrição: dc.descriptionDevido ao aumento da competitividade no ramo de telecomunicações nos últimos anos, a logística tornou-se um fator fundamental no desempenho das organizações desse setor. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novas ferramentas no mercado, o setor logístico das organizações possui a oportunidade de aplicar novos instrumentos operacionais com o intuito de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos. O presente projeto busca aplicar um algoritmo metaheurístico de roteamento de veículos em uma empresa de telecomunicações. O desafio em questão se configura como um problema de roteamento de veículos com múltiplas origens (PRVMO), caracterizado pela complexidade de gerenciar rotas que partem de diferentes pontos de origem. Para enfrentar a problemática em questão, a estratégia adotada envolveu a aplicação do método metaheurístico da Busca Local Guiada. Inicialmente, foi implementada a heurística do Arco Local Mais Barato como ponto de partida para as soluções propostas. A aplicação prática dessas estratégias de otimização logística foi materializada por meio da utilização da ferramenta computacional de código aberto Google OR-Tools, tendo como principal objetivo reduzir custos logístico e promover uma maior eficiência operacional. O algoritmo apresentou uma redução média diária de aproximadamente 60% da distância total percorrida quando comparada as rotas desenvolvidas manualmente. Para avaliar o impacto da aplicação do algoritmo, foram conduzidas análises financeiras, avaliações qualitativas de fatores logísticos e ambientais. O propósito dessas análises foi mensurar de forma abrangente o impacto da implementação da ferramenta. Os resultados obtidos revelaram que o algoritmo aplicado demonstrou uma notável capacidade de prover suporte aos gestores da organização na tomada de decisões relacionadas ao roteamento de veículos-
Descrição: dc.descriptionDue to the increase in competitiveness in the telecommunications sector in recent years, logistics has become a fundamental factor in the performance of organizations in this sector. With technological advancement and the emergence of new tools on the market, the logistics sector of organizations has the opportunity to apply new operational instruments in order to reduce costs and increase the quality of services offered. This project seeks to apply a metaheuristic vehicle routing algorithm in a telecommunications company. The challenge in question is a vehicle routing problem with multiple origins (VRPMO), characterized by the complexity of managing routes that depart from different points of origin. To face the problem in question, the strategy developed involved the application of the Guided Local Search metaheuristic method. Initially, the Cheapest Local Arc heuristic was broken as a starting point for the proposed solutions. The practical application of these logistics optimization strategies was materialized through the use of the open source computational tool Google OR-Tools, with the main objective of reducing logistics costs and promoting greater operational efficiency. The algorithm showed an average daily reduction of approximately 60% in the total distance traveled when compared to routes made manually. To evaluate the impact of applying the algorithm, financial analyzes and qualitative assessments of logistical and environmental factors were carried out. The objective of these analyzes was to comprehensively measure the impact of implementing the tool. The results obtained revealed that the applied algorithm demonstrated a remarkable ability to provide support to the organization's managers in making decisions related to vehicle routing-
Descrição: dc.description79 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetaheurística-
Palavras-chave: dc.subjectPRVMO-
Palavras-chave: dc.subjectBusca Local Guiada-
Palavras-chave: dc.subjectGoogle Or-Tools-
Palavras-chave: dc.subjectBLG-
Palavras-chave: dc.subjectMetaheurística-
Palavras-chave: dc.subjectMetaheuristics-
Palavras-chave: dc.subjectVRPMO-
Palavras-chave: dc.subjectGuided Local Search-
Palavras-chave: dc.subjectGoogle Or-Tools-
Palavras-chave: dc.subjectGLS-
Título: dc.titleUma abordagem de metaheurística para otimização do roteamento de veículos com múltiplas origens em uma empresa de telecomunicações-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.