Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Papini, Rossana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Leonardo Gama | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima Junior, Maurilio Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, José Renato Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755405 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as vivências agroecológicas da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e o Projeto Piabanha, destacando a relevância da Pedagogia da Alternância, responsável pelos chamados Tempos Comunidade, uma temporalidade diferenciada e capaz de propiciar outros encontros, outras trocas, saberes outros, compartilhados, para além do Tempo Universidade. Traz narrativas de um caminho trilhado no/pelo/com o Espaço Agroecológico do INFES/UFF, nascido das ações do Projeto TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares). Desta maneira, e através destas vivências, vem destacar a importância do Projeto Piabanha para a preservação da ictiofauna das bacias dos rios Paraíba do Sul e Pomba, para a conscientização da população e consequentemente para o equilíbrio de todo o ecossistema. Além da importância ecológica, o estudo traz enfoque para a forma como o Piabanha tem cooperado ativamente com a Educação do Campo, tendo em vistas que desempenha importante papel na educação socioambiental de trabalhadores rurais e da população ribeirinha, e tem também aberto portas de estudo e trabalho para vários jovens na área. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze the relationships between the agroecological experiences of the Interdisciplinary Degree in Field Education and the Piabanha Project, highlighting the relevance of the Pedagogy of Alternation, responsible for the so-called Community Times, a differentiated temporality capable of providing other meetings, other exchanges, other knowledge, shared, in addition to the University Time. It brings narratives of a path trodden in/by/with the Agroecological Space of INFES/UFF, born from the actions of the TEIA Project (Territory of Interdisciplinary Experiences). In this way, and through these experiences, it highlights the importance of the Piabanha Project for the preservation of the ichthyofauna of the basins of the Paraíba do Sul and Pomba rivers, for the awareness of the population and consequently for the balance of the entire ecosystem. In addition to the ecological importance, the study focuses on how Piabanha has actively cooperated with Rural Education, in view of the fact that it plays an important role in the socio-environmental education of rural workers and the riverside population, and has also opened doors for study and work for several young people in the area. | - |
Descrição: dc.description | 42 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | vivências agroecológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogia da alternância | - |
Palavras-chave: dc.subject | projeto Piabanha | - |
Palavras-chave: dc.subject | ictiofauna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ictiofauna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Piabanha | - |
Palavras-chave: dc.subject | agroecological experiences | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogy of alternation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piabanha project | - |
Palavras-chave: dc.subject | ichthyofauna | - |
Palavras-chave: dc.subject | field education | - |
Título: dc.title | Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: