Biblioteca escolar: função pedagógica e social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.creatorRaggi, Júlia Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755398-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema biblioteca escolar e sua função social e pedagógica. A pesquisa expõe primeiro uma retrospectiva histórica da educação e bibliotecas no Brasil. Ressalta a importância de que cada profissional da educação e da informação esteja em sua área adequada, mas que trabalhem juntos para um melhor aproveitamento dos educandos. Destaca a importância do letramento informacional na vida do educando e de como toda a sociedade em sua volta se beneficia com essa aprendizagem. Enfatiza a importância do bibliotecário principalmente numa época em que informações são produzidas e disseminadas a todo segundo e cada vez mais rápido, e como aprender a buscar, selecionar e utilizar tais informações pode facilitar a vida de quem pesquisa. Revela a precariedade de número e estrutura em que se encontram as bibliotecas escolares e discorre sobre as possibilidades que a Lei 12.224/10 traz para começar uma era de mais acessibilidade à todos.-
Descrição: dc.descriptionThe paper discusses approaches the theme of school library and its social and pedagogical function. The research exposes first a historical retrospective of education and libraries in Brazil. It highlights the importance that each educational and information professional resides in its proper area, but to work together to a better exploitation of learners. Explains the importance of information literacy in the life of the learner and how all society can benefit with this learning. Emphasizes the importance of the librarian specially in a time where information are produced and spread every second and each time faster, and how learn to search, select and utilize such information can make life easier for the researcher. Reveals the precariousness of number and structure that school libraries find themselves and expatiate about the possibilities that Law 12.224/10 brings to start a new era of more accessibility to all.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectFunção social-
Palavras-chave: dc.subjectFunção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectSocial function-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical function-
Título: dc.titleBiblioteca escolar: função pedagógica e social-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.