Educação do Campo em Movimentos: lutas sociais e embates políticos por direitos educativos diferenciados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Paula da-
Autor(es): dc.creatorNeves, Lucas do Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755384-
Descrição: dc.descriptionFechar escolas do campo é um cenário que tem se consolidado em muitos estados do Brasil, impondo às comunidades campesinas – que sempre estiveram à margem das políticas públicas educacionais – o apagamento do campo como lugar de reprodução da vida. Nesse contexto, toda conquista dos movimentos sociais por políticas educacionais diferenciadas é colocada em xeque diante dessas injustiças arquitetadas em argumentos economicistas. No Noroeste Fluminense, sobretudo na cidade de Santo Antônio de Pádua – RJ, a realidade das escolas do segue no mesmo sentido; ou seja, a serviço da ordem orçamentária. Contudo, o poder público local tem se deparado com movimentos sociais que estão denunciando e resistindo pela permanência das escolas em suas comunidades. Com a colaboração da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense – UFF/INFES, a comunidade local é desafiada a protagonizar os movimentos de resistência contra o fechamento de escolas do campo. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho consiste em: descrever a construção e atuação desse Movimento Social popular, suas lutas e resistências pela manutenção das escolas do campo no município. Desde o ano de 2015, esse protagonismo está sendo construído no âmbito da Pedagogia da Alternância que, enquanto elemento pedagógico fundamental na formação de educadores do campo, integra teoria e prática. Com base nessa integração pensamos a elaboração desta pesquisa-ação, a qual está sendo forjada a partir das disputas emergentes locais e, assim, consolidando o fortalecimento mútuo entre os Movimentos Sociais em defesa das escolas do campo e a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFF. Pautada em abordagens descritivas e interpretativas, nossas percepções e análises das ações realizadas no período de 2015 a 2018 documentam os movimentos contra hegemônicos construído com os diversos sujeitos na luta pelo direito à educação das populações do campo na região do Noroeste Fluminense.-
Descrição: dc.descriptionClosing schools in the countryside is a scenario that has been consolidated in many states in Brazil, imposing on peasant communities - which have always been on the margins of public educational policies - the erasure of the countryside as a place for reproducing life. In this context, any conquest of social movements by differentiated educational policies is put in check in the face of these injustices that are framed in economicist arguments. In the Northwest of Rio de Janeiro, especially in Santo Antônio de Pádua - RJ, the reality of schools in the same direction; that is, in the service of the budgetary order. However, the local government has come across social movements that are denouncing and resisting the permanence of schools in their communities. With the collaboration of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Federal Fluminense University - UFF / INFES, students are challenged to lead the resistance movements against the closure of rural schools, together with the local community. Therefore, the main objective of this work is to describe our participation in popular Social Movements, struggles and resistance for the maintenance of rural schools in the municipality. Since 2015, this role has been built and strengthened within the scope of Pedagogy of Alternation, which, as a fundamental pedagogical element in the training of rural educators, integrates theory and practice. Based on this integration, we think about the elaboration of this action research that, forged from the emerging local disputes, consolidates the mutual strengthening between Social Movements in defense of rural schools and the Interdisciplinary Degree in Rural Education at UFF. With the interpretative descriptive approach, our perceptions and analyzes of the actions carried out in the period from 2015 to 2019 document the counter-hegemonic movements built with the various subjects, in the struggle for the right to education of rural populations in the Northwest region of Rio de Janeiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSanto Antônio de Pádua-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Educadores do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectFechamento de Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectRural Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Movements-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of Rural Educators-
Palavras-chave: dc.subjectClosing Schools-
Palavras-chave: dc.subjectResistance-
Título: dc.titleEducação do Campo em Movimentos: lutas sociais e embates políticos por direitos educativos diferenciados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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