Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernardo, José Roberto da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Lessa, Laís Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755375 | - |
Descrição: dc.description | Estudos na área da Educação em Ciências afirmam a necessidade de melhorias no ensino de Física no contexto do Ensino Médio. Em geral, as aulas são consideradas desinteressantes para a maioria dos estudantes. Uma das propostas que vem sendo difundida no Brasil nos últimos anos e que visa à melhoria desses problemas envolve a inclusão da Literatura nas aulas de Física. A partir de uma proposta que inclui letras de sambas, textos de História da Ciência e atividades experimentais, a sequência de ensino sobre Astronomia proposta neste trabalho leva em conta os conflitos identificados a partir de triangulações entre as concepções apresentadas pelos compositores (leigos em ciências), as concepções exibidas pelos estudantes, e as concepções contidas em textos de História da Ciência. Com isso, acreditamos ser viável promover diálogos motivados pelas possíveis controvérsias, ao mesmo tempo em que o estudante se aproxima de elementos da música popular carioca enquanto aprende. Parte da estratégia aqui apresentada foi implementada em uma turma do Ensino Médio, cuja aula foi gravada em áudio e vídeo. As análises dos dados obtidos mostraram um considerável aumento no nível de participação dos estudantes | - |
Descrição: dc.description | Researches in the Science Education field write about the need of improvement in Physics teaching in High School context. In general, the lessons are considered uninteresting by the majority of the students. One of the suggestions that have been disseminated around Brazil in the last past years and that seek the improvement of these problems, involves the inclusion of literature in Physics classes. With a proposal that includes samba lyrics, Science History texts and experimental activities, the teaching sequence proposed in this work takes into account the identified conflicts from the triangulations of the conceptions presented by the composers (laics in science), the conceptions exhibited by the students, and the conceptions contained in Science History texts. In this, we believe that it is possible to promote dialogues motivated by the possible controversies, at the same time that the student comes closer to carioca popular music elements, while learns. Part of the strategy presented here was put into practice in a High School`s class, whose lesson was recorded by a tape recorder and a camera. The analysis of the achieved data showed a remarkable increase in the students‟ participation level | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia no ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | High School Astronomy | - |
Título: dc.title | O samba como recurso para abordagem de conteúdos de astronomia no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: