Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabio Alves Gomes de-
Autor(es): dc.creatorGabry, Thiago da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755374-
Descrição: dc.descriptionAtravés de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?-
Descrição: dc.descriptionThrough studies and research by the German philosopher Theodor Adorno, published in the 1970s, related to the formation, education, emancipation and the influence of television on the formation of subjectivities, through works by the same author about the authoritarian personality and the propensity to adhere to Fascist propaganda, this work attempts to dialogue between the Adornian theses and contemporary Brazilian authors in search of ways to avoid and prevent the flow of barbarism. The work seeks to allow reflection on the presence of authoritarian personalities in the public scene and the spread of hate speech in contemporary Brazil. Thus, this work is dedicated to promoting reflection on the role of education in the prevention or promotion of barbarism. What is the role of education in the face of barbarism?-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação contra a barbárie-
Palavras-chave: dc.subjectPersonalidade autoritária-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation against barbarism-
Palavras-chave: dc.subjectAuthoritarian personality-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Título: dc.titleEducação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.