Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, José Valter | - |
Autor(es): dc.contributor | Salvatierra, Eliany | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Kênia | - |
Autor(es): dc.creator | Patriota, Ingá Maria Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755361 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se propõe a investigar a relação vivida entre a produção e circulação de imagens e a atuação cotidiana do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Tendo como ponto de partida um memorial da realização de um curta-metragem documental intitulado Quarto de desejo, produzido com as histórias de vida de mulheres moradoras da ocupação Carolina de Jesus na cidade do Recife, Pernambuco. Investigo, assim, as instâncias de metamorfoses e contaminações mútuas entre o evento do curta-metragem e o correr do movimento social. Procurando com os relatos da experiência de realização, vestígios das maneiras em que um filme pode participar de uma luta social, originando e alterando seus caminhos. A partir daí, convoco uma noção do termo imagem não apenas como manifestação visual, mas uma forma de relação, para então pensar os ecos do processo-filme no processoluta, e vice-e-versa. Como as imagens, enquanto mediadoras de um encontro, conseguem transportar rastros que a ética, a estética e a política de uma luta lhes imprimam? De que modo uma luta pode se rearticular acompanhada da experiência de convocar novas imagens para junto de si? | - |
Descrição: dc.description | El presente trabajo se propone investigar la relación experimentada entre la producción y circulación de imágenes y las actividades cotidianas del Movimiento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Tomando como punto de partida un memorial de la realización de un cortometraje documental titulado Quarto de Deseo, producido con las historias de vida de mujeres residentes en la ocupación Carolina de Jesús en la ciudad de Recife, Pernambuco. Investigo así instancias de metamorfosis y contaminación mutua entre el evento del cortometraje y el curso del movimiento social. Buscando con los relatos de la experiencia de realización, vestigios de las formas en que una película puede participar de una lucha social, originando y alterando sus caminos. A partir de ahí, invoco una noción del término imagen no solo como manifestación visual, sino como forma de relación, para luego pensar los ecos del proceso-fílmico en el proceso-de-lucha, y viceversa. ¿Cómo las imágenes, como mediadoras de un encuentro, logran llevar las huellas que la ética, la estética y la política de una lucha les imprimen? ¿Cómo se puede rearticular una lucha a partir de la experiencia de convocar nuevas imágenes? | - |
Descrição: dc.description | 44 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e Militância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cine y Militancia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memoria | - |
Título: dc.title | Abrir a porta: Como podem imagens participar de uma luta em curso? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: