Abrir a porta: Como podem imagens participar de uma luta em curso?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, José Valter-
Autor(es): dc.contributorSalvatierra, Eliany-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Kênia-
Autor(es): dc.creatorPatriota, Ingá Maria Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755361-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se propõe a investigar a relação vivida entre a produção e circulação de imagens e a atuação cotidiana do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Tendo como ponto de partida um memorial da realização de um curta-metragem documental intitulado Quarto de desejo, produzido com as histórias de vida de mulheres moradoras da ocupação Carolina de Jesus na cidade do Recife, Pernambuco. Investigo, assim, as instâncias de metamorfoses e contaminações mútuas entre o evento do curta-metragem e o correr do movimento social. Procurando com os relatos da experiência de realização, vestígios das maneiras em que um filme pode participar de uma luta social, originando e alterando seus caminhos. A partir daí, convoco uma noção do termo imagem não apenas como manifestação visual, mas uma forma de relação, para então pensar os ecos do processo-filme no processoluta, e vice-e-versa. Como as imagens, enquanto mediadoras de um encontro, conseguem transportar rastros que a ética, a estética e a política de uma luta lhes imprimam? De que modo uma luta pode se rearticular acompanhada da experiência de convocar novas imagens para junto de si?-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo se propone investigar la relación experimentada entre la producción y circulación de imágenes y las actividades cotidianas del Movimiento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Tomando como punto de partida un memorial de la realización de un cortometraje documental titulado Quarto de Deseo, producido con las historias de vida de mujeres residentes en la ocupación Carolina de Jesús en la ciudad de Recife, Pernambuco. Investigo así instancias de metamorfosis y contaminación mutua entre el evento del cortometraje y el curso del movimiento social. Buscando con los relatos de la experiencia de realización, vestigios de las formas en que una película puede participar de una lucha social, originando y alterando sus caminos. A partir de ahí, invoco una noción del término imagen no solo como manifestación visual, sino como forma de relación, para luego pensar los ecos del proceso-fílmico en el proceso-de-lucha, y viceversa. ¿Cómo las imágenes, como mediadoras de un encuentro, logran llevar las huellas que la ética, la estética y la política de una lucha les imprimen? ¿Cómo se puede rearticular una lucha a partir de la experiencia de convocar nuevas imágenes?-
Descrição: dc.description44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e Militância-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Imagem-
Palavras-chave: dc.subjectMemoria-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Sem Teto (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectAtivismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCine y Militancia-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Imagem-
Palavras-chave: dc.subjectMemoria-
Título: dc.titleAbrir a porta: Como podem imagens participar de uma luta em curso?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.