Nucleossíntese e evolução estelar no ensino de física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Marciano Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0846606173611964-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7501990602118650-
Autor(es): dc.creatorLamônica, Juan Carlos Chrisostomo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26822-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755343-
Descrição: dc.descriptionA nucleossíntese e a evolução estelar, juntamente com outros temas relacionados à formação e composição do universo geram grande curiosidade nas pessoas. Nesta conjuntura, manifestou-se um interesse de propiciar um melhor desenvolvimento desses temas na educação básica, estabelecidos na atual Base Nacional Comum Curricular. Em primeira instância, partindo de investigações preliminares foram observados alguns problemas no ensino de nucleossíntese e evolução estelar, dos quais destacam-se a complexidade do tema, e um déficit na formação dos professores. Considerando essas adversidades, foi elaborada uma proposta para capacitação de professores da educação básica através de um minicurso. O desenvolvimento deu-se a partir da aplicação de um questionário diagnóstico, com o objetivo de traçar um panorama do ensino de nucleossíntese e evolução estelar na educação básica, fornecendo subsídio para a elaboração e aplicação da capacitação de professores. A obtenção de resultados deu-se a partir de pesquisa qualitativa com 40 professores de diferentes estados do Brasil. Outrossim, a execução da proposta de intervenção, foi indicado um questionário avaliativo de modo obter as percepções dos participantes. A Teoria da Transposição Didática de Chevallard é instrumento fundamental das diversas transformações ocorridas pelo conhecimento até a sua chegada em sala de aula, razão pela qual esteve presente neste trabalho, durante o processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionNucleosynthesis and stellar evolution, together with other themes related to the formation and composition of the universe, generate great curiosity in people. At this juncture, an interest was expressed in promoting a better development of these themes in basic education, which were formerly established in the current National Common Curricular Base. In first instance, starting from preliminary investigations, some problems were observed in the teaching of nucleosynthesis and stellar evolution, of which the complexity of the subject stands out, and a deficit in the training of teachers. Considering these adversities, a proposal was developed to train basic education teachers through a short course. The development took place from the application of a diagnostic questionnaire, with the objective of drawing an overview of the teaching of nucleosynthesis and stellar evolution in basic education, providing support for the preparation and application of teacher training. The results were obtained from a qualitative research with 40 teachers from different states in Brazil. Furthermore, the result of the intervention proposal, was indicated an evaluative questionnaire in order to obtain the participants perceptions. Chevallard’s Didactic Transposition Theory is a fundamental instrument of the various transformations that occurred through knowledge until it arrived in the classroom, for this reason it was present here, in the teaching-learning process.-
Descrição: dc.description126 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição Didática-
Palavras-chave: dc.subjectAstrofísica-
Palavras-chave: dc.subjectNucleossíntese-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução Estelar-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAstrofísica-
Palavras-chave: dc.subjectNucleossíntese-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Palavras-chave: dc.subjectDidatic Transposition-
Palavras-chave: dc.subjectAstrophysics-
Palavras-chave: dc.subjectNucleossynthesis-
Palavras-chave: dc.subjectStellar Evolution-
Título: dc.titleNucleossíntese e evolução estelar no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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