A “sala temática” como proposta dialógica para o ensino de geografia: reflexões de um professor em tempos de pandemia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6526543800131536-
Autor(es): dc.contributorDáloga, Bruna Paula da Cruz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0808558319536818-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2586361026201666-
Autor(es): dc.creatorPoubel, Emerson Tebaldi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755341-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação é uma pesquisa realizada sobre a narrativa de experiência vivenciada em uma instituição de educação pública com alunos do ensino médio da educação básica. Trata-se de uma narrativa sobre a imersão na prática de um professor que ao desenvolver o projeto de uma sala temática de geografia para ministrar suas aulas, acaba por observar as transformações produzidas por esse movimento em sua prática pedagógica. Em uma narrativa autobiográfica, vai re-contando e re-vivendo memórias de sua prática docente ao longo de 20 anos em salas de aula por diversas escolas. Essa narrativa transita entre o ser e o fazer e tem sua relevância como uma forma crítica de revelar acontecimentos do ambiente escolar que podem inspirar outros professores, principalmente os iniciantes na carreira, a refletirem sobre suas práticas e produzirem alternativas que venham a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Quais são os sentimentos dos professores? Como eles são afetados pela dinâmica do sistema educacional? Com que liberdade podem atuar diante das diretrizes educacionais? Como são formados? Como professores e alunos vão se tornando coadjuvantes no processo de aquisição do conhecimento e não atores principais? E principalmente, como enfrentar o desafio de deixar de ser um professor tradicional, que baseia suas aulas na transferência de saberes? Essas são algumas questões que permeiam o trabalho e vão sendo aos poucos dialogadas com autores, como Paulo Freire, bell hooks, António Nóvoa, Bernardete Gatti, Leonor Tanuri, Jorge Larrosa, Boaventura Santos, Edgard Morin, Walter Kohan, entre outros. Foi criado um plano estético de diálogos com os personagens Escorpião e Sala em dois momentos distintos para tecer reflexões acerca do que o autor busca de fato ao questionar sua prática. No trabalho são usadas falas de alguns professores que responderam questões sobre sua formação e os desafios na profissão. Nessa pesquisa há também um estudo, realizado em conjunto com duas outras autoras, sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento orientador do currículo no Brasil, ponderando sobre suas implicações para a última etapa da Educação Básica no que tange à finalidade da educação escolar e à organização do conhecimento por disciplinas e sua nova proposta de organização curricular visando promover uma interdisciplinaridade.-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation is a research carried out on the narrative of an experience lived in a public education institution with high school students of basic education. It is a narrative about the immersion in the practice of a teacher who, when developing the project of a geography thematic room to teach his classes, ends up observing the transformations produced by this movement in his pedagogical practice. In an autobiographical narrative, he re-tells and re-lives memories of his teaching practice over 20 years in classrooms at different schools. This narrative transits between being and doing and has its relevance as a critical way of revealing events in the school environment that can inspire other teachers, especially beginners in the career, to reflect on their practices and produce alternatives that will contribute to the process. of teaching and learning. What are the teachers' feelings? How are they affected by the dynamics of the education system? With what freedom can they act in the face of educational guidelines? How are they formed? How do teachers and students become supporting actors in the knowledge acquisition process and not main actors? And above all, how to face the challenge of ceasing to be a traditional teacher, who bases his classes on the transfer of knowledge? These are some of the questions that permeate the work and are gradually being discussed with authors such as Paulo Freire, bell hooks, António Nóvoa, Bernardete Gatti, Leonor Tanuri, Jorge Larrosa, Boaventura Santos, Edgard Morin, Walter Kohan, among others. An aesthetic plan of dialogues with the characters Escorpião and Sala was created in two different moments to weave reflections about what the author actually seeks when questioning his practice. In the work, speeches of some teachers are used who answered questions about their training and the challenges in the profession. In this research there is also a study, carried out together with two other authors, on the National Curricular Common Base - BNCC, a guiding document for the curriculum in Brazil, considering its implications for the last stage of Basic Education regarding the purpose of school education and the organization of knowledge by disciplines and its new proposal for curricular organization aimed at promoting interdisciplinarity.-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectsala temática-
Palavras-chave: dc.subjectnarrativa autobiográfica-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa autobiográfica-
Palavras-chave: dc.subjectthematic room-
Palavras-chave: dc.subjectautobiographical narrative-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectteacher training-
Título: dc.titleA “sala temática” como proposta dialógica para o ensino de geografia: reflexões de um professor em tempos de pandemia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.