A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO UM FENÔMENO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorCPF:74484745704-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claudio D'ipolitto de-
Autor(es): dc.contributorCPF:66742315849-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786973Z6-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Bianca de França Tempone Felga de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755338-
Descrição: dc.descriptionThe present paper aims to analyze the graduate teaching in Brazil, focusing the flexibility of the graduate studies and its reflex on the society of knowledge. There is a clear intention to show that the flexibility of the graduate teaching helps the courses to fulfill the demands of knowledge and contributes to the changes of behaviorofsociety. This teaching flexibility should not be considered as a deformation of an existing ideal, elitist model of teaching, but as a fundamental and essential component of the popular graduate education, typical of the modern world and of the society of knowledge. The result of these transformations in this society would be a new reality, typically Brazilian, with the characteristics of the country's most known profile: huge, complex, contradictory, flexible, uneven, dynamic, creative and in progression.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar o ensino superior brasileiro, para o que são focalizados, principalmente a flexibilização do ensino superior e o seu reflexo na sociedade do conhecimento. Procura-se contribuir mostrando que com a flexibilização do ensino superior, os cursos oferecidos conseguem responder com mais agilidade às demandas do conhecimento e contribuem para a mudança de comportamento da sociedade. Essa flexibilização do ensino não deve ser vista como uma deformação em relação a um modelo ideal e elitista já existente do ensino, e sim, como um componente fundamental e indispensável da educação superior de massas, típica do mundo moderno e da sociedade do conhecimento. O resultado das transformações desta sociedade do conhecimento seria uma nova realidade com a cara do Brasil, naquilo que o país tem de mais marcante: grande, complexo, contraditório, flexível, desigual, dinâmico, criativo e progressista.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilização-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectknowledge-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Palavras-chave: dc.subjectGraduate teaching-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectflexibility-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO UM FENÔMENO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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