Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10033425422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Salles, Mara Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:74484745704 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Claudio D'ipolitto de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:66742315849 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786973Z6 | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Bianca de França Tempone Felga de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755338 | - |
Descrição: dc.description | The present paper aims to analyze the graduate teaching in Brazil, focusing the flexibility of the graduate studies and its reflex on the society of knowledge. There is a clear intention to show that the flexibility of the graduate teaching helps the courses to fulfill the demands of knowledge and contributes to the changes of behaviorofsociety. This teaching flexibility should not be considered as a deformation of an existing ideal, elitist model of teaching, but as a fundamental and essential component of the popular graduate education, typical of the modern world and of the society of knowledge. The result of these transformations in this society would be a new reality, typically Brazilian, with the characteristics of the country's most known profile: huge, complex, contradictory, flexible, uneven, dynamic, creative and in progression. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar o ensino superior brasileiro, para o que são focalizados, principalmente a flexibilização do ensino superior e o seu reflexo na sociedade do conhecimento. Procura-se contribuir mostrando que com a flexibilização do ensino superior, os cursos oferecidos conseguem responder com mais agilidade às demandas do conhecimento e contribuem para a mudança de comportamento da sociedade. Essa flexibilização do ensino não deve ser vista como uma deformação em relação a um modelo ideal e elitista já existente do ensino, e sim, como um componente fundamental e indispensável da educação superior de massas, típica do mundo moderno e da sociedade do conhecimento. O resultado das transformações desta sociedade do conhecimento seria uma nova realidade com a cara do Brasil, naquilo que o país tem de mais marcante: grande, complexo, contraditório, flexível, desigual, dinâmico, criativo e progressista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flexibilização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduate teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Palavras-chave: dc.subject | flexibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO UM FENÔMENO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: