Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Saguia, Andrea Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Patrízia Freire | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7398 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755327 | - |
Descrição: dc.description | Em pleno século XXI, a inserção de atividades investigativas (AI) ainda tem sido motivo de discussão entre alguns pesquisadores sendo um tema bastante interessante e de grande importância para fazer com que os alunos tenham capacidade argumentativa, sejam reflexivos e independentes. Aplicamos essa atividade em duas escolas, uma pública e uma particular; na primeira tivemos pouco tempo e foi aplicado somente o teste diagnóstico, contendo sete perguntas onde eles iriam pesquisar a respeito e logo em seguida o problema investigativo(TD). E na particular, como tivemos mais tempo, foram mostrados dois vídeos, explicando por exemplo como se faz a instalação da parte elétrica de uma casa, a função de fusíveis e disjuntores; e também foram montados circuitos para depois aplicar a AI, onde pedíamos sugestões de como instalar um temporizador na casa a fim de economizar energia elétrica. Como resultado, esperamos que o uso da AI neste trabalho proporcione aos estudantes uma nova maneira de estudar física, não apenas decorando fórmulas, mas fazendo parte da construção do ensino-aprendizagem e também que tenham aproveitado a vivência de exercitar seu potencial de argumentação | - |
Descrição: dc.description | In open 21st. century, the inclusion of investigative activities (IA) has still been reason of discussions among some researchers, being a very interesting theme to make students have argumentation hability, be reflexive and independent. We applied this activity in two schools: a public one and a private; in the first one we had little time and only applied the diagnostic test (DT), with seven questions to be worked out by research, and afterwards the investigative problem. And in the private one, as we had more available time, two videos were shown, explaining for example, how is made the electric fittings in constructing a house, the function of fuses and circuit breakers; and circuits were also fitted up and then applied the IA, where we asked ways to install a timer in order to save electric energy. As result we expect that the use of the IA in this work has afforded to the students a new way to study Physics, not only memorizing formulas, but participating of the teaching-learning construction and that they have also taken advantage of the life experience of practicing their argumentation potential | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Montagens de circuitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Montagens de circuitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuit settings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching as investigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Título: dc.title | Atividades investigativas para o ensino de física: usando a tecnologia para economizar energia elétrica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: