Busca por emprego: a experiência de jovens na rede social: LinkedIn

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Ana Raquel Coelho-
Autor(es): dc.contributorMontalvão, Sergio de Sousa-
Autor(es): dc.contributorTayt - Son, Débora Bogéa da Costa-
Autor(es): dc.creatorSILVA, Angela Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755325-
Descrição: dc.descriptionA internet é um importante veículo de comunicação e modificou a forma de realizar os processos de recrutamento e seleção. As empresas tiveram que se adaptar às tendências tecnológicas. A internet, então, tornou-se um forte aliado para a divulgação de vagas pelas empresas, servindo como uma ferramenta para quem busca oportunidades e auxiliando os recrutadores na procura por profissionais. Redes sociais como o LinkedIn que tem um cunho profissional, facilitam e promovem uma interação entre os profissionais e as organizações que desejam contratar ou serem contratados, além de proporcionar a construção e desenvolvimento do networking e interações sociais. A rede social LinkedIn permite que pessoas do mundo todo possam se comunicar e ter acesso ao perfil profissional na rede. Os jovens atualmente estão cada vez mais conectados nas redes sociais, por pertencerem a uma geração tecnológica. Na tentativa de ingressar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e dinâmico, eles utilizam redes sociais como o LinkedIn para apoiar nessa procura. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo averiguar se os jovens procuram emprego pelo LinkedIn e se reconhecem essa rede como um meio facilitador. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com 16 jovens entre 18 e 29 anos. Após a aplicação da pesquisa, transcrição e análise das entrevistas, os dados foram organizados em seis categorias: meios utilizados para procurar emprego; busca ativa e passiva por emprego; conexões; perfil na rede e tipos usuários; comportamento do usuário; e pontos de melhorias. Por fim, os principais resultados obtidos mostraram a importância do LinkedIn nesse momento de procura por emprego, a relação do usuário com a rede, vivências na rede social e as vantagens de utilizar o LinkedIn.-
Descrição: dc.descriptionThe internet is an important communication vehicle and has changed the way recruitment and selection processes are carried out. Companies had to adapt to technological trends. The internet, then, became a strong ally for companies to publicize vacancies, serving as a tool for those looking for opportunities and helping recruiters in their search for professionals. Social networks like LinkedIn, which have a professional nature, facilitate and promote interaction between professionals and organizations that want to hire or be hired, in addition to providing the construction and development of networking and social interactions. LinkedIn social network allows people from all over the world to communicate and have access to professional profile on the network. Young people are currently increasingly connected on social networks, as they belong to a technological generation. In an attempt to enter the job market, which is increasingly competitive and dynamic, they use social networks such as LinkedIn to support this search. Given this context, this work aims to find out if young people look for jobs through LinkedIn and if they recognize this network as a facilitator. For this, a qualitative exploratory research was carried out with 16 young people between 18 and 29 years old. After the application of the research, transcription and analysis of the interviews, the data were organized into six categories: means used to look for a job; active and passive job search; connections; network profile and user types; user behavior; and improvement points. Finally, the main results obtained showed the importance of LinkedIn at this time of job search, the user's relationship with the network, experienced on the social network and the advantages of using LinkedIn.-
Descrição: dc.description49 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBusca por emprego-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectRecrutamento-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectLinkedIn-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectRecrutamento de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil profissional-
Palavras-chave: dc.subjectJob search-
Palavras-chave: dc.subjectYoung-
Palavras-chave: dc.subjectRecruitment-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Media-
Título: dc.titleBusca por emprego: a experiência de jovens na rede social: LinkedIn-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.