Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.contributor | Pesco, Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida Junior, Rogério Vaz de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Bruna Luiza Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755296 | - |
Descrição: dc.description | Em 2006, com o objetivo principal de explorar a representação decimal de números racionais de um ponto de vista estético, Nathalie Sinclair criou uma calculadora colorida em que cada dígito está associado a uma cor diferente. Em 2009, já pensando em aplicações para a educação inclusiva, Maisa Rodrigues e Lulu Healy incluíram um recurso sonoro nessa calculadora, associando cada dígito a uma determinada nota musical. Inspirados nessas calculadoras, este trabalho apresenta um aplicativo que mantém as características das originais, como cor e notas musicais, mas que inclui outros recursos: paletas de cores adaptadas para daltônicos, vibração via código Morse para surdocegos e o acréscimo do recurso da fala dos dígitos em vários idiomas, facilitando seu uso para as pessoas cegas. O programa é gratuito e pode ser executado em um navegador em computadores desktop, celulares e tablets (<http://www.cdme.im-uff.mat.br/html5/edn/edn-html/edn-enr-br.html>). Além do software em si, apresentamos também um breve panorama sobre a educação de alunos excepcionais. Embora o aplicativo tenha sido concebido tendo em mente a educação especial, acreditamos que todos os alunos poderão se beneficiar das representações múltiplas oferecidas pelo programa | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais assistivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações múltiplas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Número real | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Explorando números racionais de forma assistiva: calculadora digital, colorida, musical, falante e vibratória | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: