
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Segala, Lygia Baptista Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Sabrina Galeno da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25180 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755295 | - |
| Descrição: dc.description | Esta é uma pesquisa etnográfica que analisa as relações entre diretores escolares em seu ambiente de trabalho com outros agentes públicos que atuam na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e também em outros níveis da administração pública e vêm moldando – a partir de discursos públicos, empreitadas legislativas, parcerias público-privadas entre outros modelos relacionais – a defesa da chamada “reforma gerencial” nas políticas de educação em geral e nos programas de formação de gestores das escolas públicas, em particular. Procuro realçar processos que constituem a produção do Estado a partir das políticas de educação, acompanhando os nexos fundamentais desses processos. O objetivo foi compreender como essas relações se instalam, com que justificativas, envolvendo quais parcerias, em função de que interesses, e como isso se atualiza, tanto nas atividades de formação dos gestores como na escola. Enfatizo o uso de recursos sociais e recursos de liderança utilizados pelos agentes, trazendo informações sobre seu background social, origens e laços interpessoais, observação dos dispositivos instaurados, seus agentes, cursos, instrumentos, disciplinas, suportes materiais e discursivos. O que significa, ao mesmo tempo, a ampliação e a recomposição de um recorte do que construí em minha história com o trabalho de campo nas escolas e nos processos que as constituem. | - |
| Descrição: dc.description | This ethnographic research analyzes the relationships between school principals in their work environment with other public agents who work at the Rio de Janeiro State Department of Education (SEEDUC-RJ) and at other levels of public administration. They have been shaping - through public discourses, legislative endeavors, public-private partnerships, among other relational models – the so-called “managerial reform’s” defense in education policies in general and in public school manager training programs. I seek to highlight processes that constitute the state's production from education policies, following these processes’ fundamental links. The objective was the understanding of how these relationships are established, with what justification, involving which partnerships, according to what interests, and how this is updated, both in the training activities of managers and at school. I emphasize the use of social resources and leadership resources used by agents, bringing information about their social background, origins and interpersonal ties, observation of established devices, their agents, courses, instruments, disciplines, material and discursive supports. This means, at the same time, the enlargement and the recomposition of what I built in my history within fieldwork at schools and the processes that constitute them. | - |
| Descrição: dc.description | 184 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia Política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas de Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Political Anthropology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education Policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School Management | - |
| Título: dc.title | Estratégias de gestão na Educação Pública do Rio de Janeiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: