O realismo na representação da favela carioca: uma análise axiográfica de três documentários brasileiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amâncio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24743518768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6-
Autor(es): dc.contributorMoura, Roberto Marchon Lemos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:27252272753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7-
Autor(es): dc.contributorMartins, Andréa França-
Autor(es): dc.contributorCPF:92277195715-
Autor(es): dc.creatorSousa, Simplício Neto Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755272-
Descrição: dc.descriptionOur work consists in an axiographic study of three Brazilian documentaries. These films were made in different moments in history and they propose different styles. Our question is: what axiographic systems are to be found in these three films e how these systems interact with each other? Axiografics is a discipline created by American scholar Bill Nichols. It s an attempt to explore the implantation of values in the configuration of space, in the constitution of a gaze and in the relation of observer to observed. It s an attempt to respond to issues that arouse when it comes to the wider discussion on realistic representation in the western art. Two of those issues are, at first, the conventional aspect of realism, detected by Roland Barthes, who created the concept of effet du reel. At second place, the sensorial aspect of realism, guided by a social voyeurism, detected by Paula Rabinowitz, who created this concept. Our work will deal with filmic facts and historical facts that can be found in three Brazilian documentaries that are good examples of what we should call the favela documentary. These films are examples of a realistic representation of the Brazilian social cultural and economic conditions. And, in cinematic terms they propose different unities of filmic enunciation, of the configuration of space, of camera movements, of editing, of narration, and so on. A brief history of the favela, the typical slum of Rio de Janeiro is part of our analyses. The films are Vida Nova na Favela (1971), made by the Brazilian government, Rocinha 77(1977), directed by Sérgio Péo and Notícias de uma Guerra Partícula (1999)r, directed by João Salles e Kátia Lund.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste na leitura axiográfica de três documentários brasileiros de diferentes épocas, diferentes estilos e modos de realização documental. A questão é: que sistemas axiográficos estão contidos nesses três filmes e como eles se contrapõem? A Axiografia é uma disciplina proposta pelo teórico americano Bill Nichols. Uma disciplina que se propõe a estudar as implicações éticas, políticas e sociais da representação realista, em especial como estas questões funcionam no âmbito do realismo historiográfico próprio do documentário. Trata-se de uma comparação contínua entre as escolhas estéticas, tais como o enquadramento, ou a narração, e suas implicações éticas. Queremos saber, portanto o que uma análise axiográfica pode dar como resposta à algumas questões do debate maior sobre o realismo. Em especial a duas delas, em primeiro lugar, a da convencionalidade dessa forma de representação, baseada na noção de um efeito de real (Roland Barthes) a sustentá-la. Em segundo lugar, a da sensorialidade dessa forma de representação, que parte da noção de um voyeurismo social (Paula Rabinowitz) que a demanda. Este trabalho será uma análise tanto dos fatos fílmicos como dos fatos históricos presentes em três documentários brasileiros que julgamos exemplares da condição genérica de documentários de favela. São três tempos da representação realista e documentária da realidade social, econômica e cultural do Brasil. Em termos mais cinematográficos, eles propõem diferenciadas unidades de enunciação fílmica, ao nível da configuração espacial, de enquadramento e movimento de câmera e ao nível da edição e da narratividade. Uma breve história da favela carioca, do discurso criminal sobre ela, do discurso remocionista, e do discurso glamurizante, enfim de toda a ambivalência que pontua a relação com a cidade formal. É o que também poderá ser depreendido das análises de Vida Nova na Favela (1971), produção da Agência Nacional, de Rocinha 77(1977) de Sérgio Péo e de Notícias de uma Guerra Particular (1999), de João Salles e Kátia Lund.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectAxiografia-
Palavras-chave: dc.subjectRealism-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectEthic-
Palavras-chave: dc.subjectAxiographics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleO realismo na representação da favela carioca: uma análise axiográfica de três documentários brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.