Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMelo, Priscila de Oliveira Cabral-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Wilson Jorge Correia de-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorGuedes, Tatiane Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32767-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755266-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: validar a aparência do jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids com idosos em contexto escolar. Método: estudo metodológico de validação semântica/de aparência com o público-alvo/idosos em contexto escolar, guiado pelo modelo de Pasquali. Aplicou-se instrumento com 20 itens referentes aos domínios objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. A coleta de dados, realizada de modo síncrono com dez pessoas idosas, ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021. Para a análise, considerou-se um Índice de Concordância Semântica mínimo igual ou superior a 0,80. Resultado: todos os itens obtiveram Índice de Concordância Semântico igual ou superior a 0,80 e as sugestões foram acatadas integralmente, o que possibilitou a estruturação da versão final do jogo. Conclusão: O processo de validação de aparência realizado com o público idoso em contexto escolar evidenciou que o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” está adequado.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: Validar el aspecto del juego de mesa “Mural do Risco” sobre la prevención del VIH/SIDA con adultos mayores en el ámbito educativo. Método: Estudio metodológico de validación semántica/de aspecto con público objetivo/adultos mayores en ámbito educativo, guiado por el modelo de Pasquali. Se aplicó un instrumento con 20 ítems referidos a los dominios: objetivo, organización, estilo de redacción, aspecto y motivación. La recolección de datos, realizada sincrónicamente con diez adultos mayores, ocurrió en enero y febrero de 2021. Para el análisis se consideró un Índice de Concordancia Semántica mínimo igual o superior a 0,80. Resultado: Todos los ítems obtuvieron un Índice de Concordancia Semántica igual o superior a 0,80 y las sugerencias fueron aceptadas en su totalidad, lo que permitió estructurar la versión final del juego. Conclusión: El proceso de validación de aspecto realizado con adultos mayores en un ámbito educativo demostró que el juego de mesa “Mural do Risco” es adecuado.-
Descrição: dc.descriptionObjective: To validate the appearance of the board game entitled “Mural do Risco” (“Risk Wall”) on HIV/AIDS prevention with older adults in a school context. Method: A methodological study of semantic/face validation with older adults in a school context as target audience, guided by Pasquali's model. An instrument with 20 items referring to the objective, organization, writing style, appearance, and motivation domains was applied. Data collection, carried out synchronously with 10 older adults, took place in January and February 2021. For the analysis, a minimum Semantic Agreement Index equal to or above 0.80 was considered. Result: All the items obtained a Semantic Agreement Index equal to or above 0.80 and the suggestions were fully accepted, which made it possible to structure the final version of the game. Conclusion: The face validation process carried out with the aged population in a school context evidenced that the board game entitled “Mural do Risco” is adequate.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formatimage/jpeg-
Formato: dc.formatimage/png-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formatimage/jpeg-
Formato: dc.formatimage/png-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formatimage/jpeg-
Formato: dc.formatimage/png-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOBJN - Online Brazilian Journal of Nursing-
Publicador: dc.publisherN/A-
Relação: dc.relationONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem; Ciências da Vida; Estudo de Validação; Tecnologia Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso, Tecnologia educacional, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermería; Ciencias de la Vida; Estudio de Validación; Tecnología Educativa-
Palavras-chave: dc.subjectNursing; Life Sciences; Validation Study; Educational Technology-
Título: dc.titleTecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica-
Título: dc.titleTecnología educativa para adultos mayores sobre prevención del VIH/SIDA: validación semántica-
Título: dc.titleEducational technology on HIV/AIDS prevention for older adults: Semantic validation-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.