Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Roberto Kant de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Roberto Kant de | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Paula Mendes de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sabrina Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755262 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo foi observar as práticas do Grupamento de Policiamento em áreas especiais - GPAE criado em 2000, “destinado à execução permanente e interativa das atividades de policiamento em comunidades populares, em especial em favelas”, conforme definição do Plano Estadual de Políticas Públicas para a Segurança Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro. Cabe a este grupamento desenvolver estratégias diferenciadas de prevenção e repressão qualificada, a partir da utilização da Filosofia de Polícia Comunitária, voltada para a mediação de conflitos. Este policiamento é uma alternativa à forma tradicional de atuação policial, conjugando o trabalho policial com projetos sociais, integrando os serviços públicos, a sociedade civil e as comunidades. Este tipo de policiamento, hoje, existe em quatro áreas do Grande Rio: Cantagalo (Copacabana), Pavão-Pavãozinho (Ipanema), Formiga, Chácara do Céu, Casabranca (Tijuca), Vila Cruzeiro (Penha/Olaria) e Morro do Cavalão (Niterói). No entanto fazer Policiamento Comunitário, para estes policiais, não corresponde com a idéia de Polícia Comunitária utilizada em seus discursos. Os policiais se identificam, sim como uma polícia preventiva, porém esta prevenção, está ligada com oportunidades, tanto educacionais, quanto culturais, dadas aos jovens que moram em favelas para que estes não entrem no mundo do crime. Portanto, não é a forma de atuação na prática policial a principal mudança realizada por estes policiais, pois essa continua sendo repressiva, e sim, o caráter assistencialista que ganha seu trabalho, garantido através dos projetos sociais implementados no Morro. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança Pública | - |
Título: dc.title | Polícia para quem precisa: Um estudo sobre as práticas de tutela e repressão utilizadas pelo GPAE no Morro do Cavalão (Niterói) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: