Química com arte para a educação ambiental crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.creatorEl Jamal, Natasha Obeid-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12469-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755258-
Descrição: dc.descriptionAtravés de um trabalho interdisciplinar com duas turmas de segundo ano do ensino médio no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Niterói-RJ), um curso Normal de currículo mínimo pouco conteudista e que admite o desenvolvimento de projetos extraclasse, a educação ambiental crítica foi posta em prática. Temas geradores como poluição do ar, solo e água permitiram a discussão de diversas questões sociais, econômicas e políticas e o ensino de conceitos científicos subordinados a essas abordagens temáticas, em uma aula continuada. A educação ambiental aliada à pedagogia crítica defende modos de prática pedagógica em que professores e alunos se tornem agentes críticos que questionem ativamente, negociando a relação entre teoria e prática, entre a análise crítica e o senso comum, e defende o desenvolvimento de uma consciência de liberdade por parte do estudante. O trabalho como um todo leva o conhecimento científico aos alunos para que eles questionem a realidade do mundo em que vivem. Além de uma aula expositiva, foi realizado um campo pelos alunos e por espaços que permeiam seus cotidianos para uma exposição fotográfica que representasse os tipos de poluição. As duas turmas também participaram de um jogo teatral que trata questões ambientais e conceitos da química como a chuva ácida e a corrosão química. Ao contrário de uma metodologia tradicional e um modelo de educação bancária, a partir do verdadeiro uso da interdisciplinaridade, contextualização e de temas geradores, foi possível realizar um projeto atento ao aluno enquanto ser crítico e dotado de racionalidade criativa, transformando o ambiente escolar em mais atrativo e promovendo relações pedagógicas de afetividade-
Descrição: dc.descriptionThrough an interdisciplinary work with two classes of second year of high school in the Institute of Education Professor Ismael Coutinho (Niterói-RJ), a Normal course of minimal curriculum with a few content that promotes the development of extraclass projects, critical environmental education was put in practice. Generating themes such as air, soil and water pollution allowed the discussion of diverse social, economic and political issues and the teaching of scientific concepts subordinated to these thematic approaches, in a continuous class. Environmental education allied to critical pedagogy defend modes of pedagogical practice in which teachers and students become critical agents who actively think about it, negotiating the relationship between theory and practice, between critical analysis and common sense, and defend the development of an awareness of freedom on the part of the student. The whole work takes the scientific knowledge to the students so that they think about the reality of the world that they live. In addition to an expositive class, a field was carried out by the students and spaces that permeate their daily lives for a photographic exhibition that represented the types of pollution. The two classes also participated in a theatrical game that deals with environmental issues and chemistry concepts such as acid rain and chemical corrosion. Contrary to a traditional methodology and a banking education model, from the true use of interdisciplinarity, contextualization and generating themes, it was possible to realize a project attentive to the student while being critical and endowed with creative rationality, transforming the school environment into more attractive and promoting pedagogical relationships of affectivity-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTemas geradores-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectGenerative themes-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Título: dc.titleQuímica com arte para a educação ambiental crítica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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