O efeito do professor que atua fora da sua área de formação sobre o desempenho dos alunos no Enem em 2013 e 2015

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorSant’Anna, André Albuquerque-
Autor(es): dc.contributorSaccaro, Alice-
Autor(es): dc.contributorCosta, Roberta Mendes e-
Autor(es): dc.creatorSantana, Andrea Gama-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755254-
Descrição: dc.descriptionA função de produção educacional é uma ferramenta usada para observar as relações entre os insumos da educação e seus resultados. Um dos insumos mais estudados na Economia da Educação é o professor, objeto de estudo dessa monografia. A partir do estudo da função de produção da educação e do mercado de trabalho docente, foi possível investigar sobre a origem e impacto do fenômeno do professor que atua fora da sua área de formação no aprendizado dos alunos. A carreira docente é pouco atrativa em termos de remuneração, principalmente considerando carreiras alternativas que exigem a mesma formação, mas oferecem salários relativamente mais altos. Dessa forma, em muitos casos, os sistemas educativos lidam com a carência quantitativa de professores e alto índice de evasão da carreira docente. Uma consequência disso é que professores são alocados para lecionar disciplinas fora da sua área de formação inicial. Espera-se que um professor qualificado, e que seja especialista na matéria em que leciona, seja mais eficiente na transmissão do conteúdo para os alunos, portanto, a ocorrência desse fenômeno pode ter impactos negativos sobre a qualidade da educação. A educação tem múltiplos objetivos que podem ser mensurados e, no caso deste trabalho, o resultado educacional analisado é o desempenho dos alunos de 3º ano do Ensino Médio no Enem. Com dados do Censo Escolar da Educação Básica e Enem por Escola, foi estimado um modelo de efeitos fixos, relacionando nota das escolas no Enem por área de conhecimento e proporção de docências sem formação especifica. O principal resultado encontrado aponta para uma relação inversa entre desempenho dos alunos e as proporções de docências que atuam fora da sua área de formação nas escolas e o coeficiente estimado é estatisticamente significativo para Redação e não significativo para as áreas de Linguagens, Ciência Humanas, Ciências da Natureza e Matemática-
Descrição: dc.descriptionThe educational production function is a tool used to observe the relationship between education inputs and its outcomes. One of the most studied inputs in Economics of Education, and the object of analysis here, is the teacher. Starting from studies about the educational production function and teacher labor market, it was possible to explore the origin and impact of the phenomenon of out-of-field teaching on student learning. The teaching career is not attractive in terms of wages, especially considering alternative careers that require the same training, but offer relatively higher salaries. Thus, in many cases, educational systems deal with a shortage of teachers and a high evasion rate in the teaching career. A consequence of this is that teachers are assigned to teach subjects outside their field of training. It is expected that a qualified teacher, and one who is an expert in the subject they teach, will be better at transmitting knowledge to students. Therefore, the occurrence of the out-of-field teaching phenomenon can have negative impacts on the quality of education. Education has multiple objectives that can be measured, and the educational outcome analyzed here is the performance of 3rd year high school students at Enem (standardized test). With data from the Censo Escolar da Educação Básica (school census of basic education) and Enem por Escola, using a fixed effects model, the impact of proportion of out-of-field teaching on the schools’ grade average was estimated. The main result found points to an inverse relationship between student performance and proportion of out-of-field teaching, and the estimated coefficient is statistically significant for Writing and not significant for the areas of Languages, Social Sciences, Natural Sciences and Mathematics-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação específica-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEfeitos fixos por escola-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectOut-of-field teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher labor market-
Palavras-chave: dc.subjectStandardized test-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Palavras-chave: dc.subjectSchool fixed effects-
Título: dc.titleO efeito do professor que atua fora da sua área de formação sobre o desempenho dos alunos no Enem em 2013 e 2015-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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