Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Sonia Regina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755208 | - |
Descrição: dc.description | 186 p.: il.; (Coleção Biblioteca EdUFF, 2004) Bibliografia: p. 163 ISBN 9788522805426 | - |
Descrição: dc.description | Sonia Mendonça analisa a temática relativa aos processos educativos do trabalhador rural, cujo objetivo, constante, em seus trabalhos é refletir os modos como os grupos dominantes agrários têm se organizado na seleção e implementação de suas estratégias de dominação capitalista, de forma a tornarem-nas expressão de seus interesses por meio das políticas do Estado. A autora opta pelas categorias gramscianas, reforçando a coerência teórica de seus estudos e sendo a marca da construção do problema deste trabalho, no qual questiona as políticas delineadas para a educação do trabalhador rural, a partir de novas perspectivas entre as décadas de 1930 e 1960. "[...] Duas grandes contribuições emergem da leitura deste livro para a história da educação no Brasil: a preponderância das propostas do Ministério da Agricultura na condução das ações educativas voltadas para o trabalhador rural brasileiro e a força dos agentes norte-americanos na determinação das escolhas efetuadas pelo estado brasileiro com relação a esse plano de ação" (Cláudia Alves). | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EdUFF | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Influência americana | - |
Título: dc.title | Estado, educação rural e influência norte-america no Brasil (1930-1961) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Ebook | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: