Reflexões sobre a possibilidade de uma educação jurídica emancipatória: dialogando com o modelo de universidade pública brasileira e o ensino do direito

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlvim, Joaquim Leonel de Rezende-
Autor(es): dc.contributorFragale Filho, Roberto da Silva-
Autor(es): dc.contributorLobão, Ronaldo Joaquim da Silveira-
Autor(es): dc.creatorKnupp, Felipe Ramalho de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755176-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa analisar o cenário que se encontra a universidade pública brasileira, em especial no ponto de vista do curso de Direito e seu papel voltado á formação de profissionais com pensamento emancipatório. Serão estudados os componentes que configuram a estrutura na qual a universidade pública se insere, a partir, em um primeiro momento, do âmbito externo á ela, ou seja, na forma como a universidade pública vem sendo enfrentada como política pública nos últimos 40 anos. Nesse sentido, será abordada a situação histórica que desencadeou o que pode ser definido como um cenário de crise da educação em todos os níveis e os efeitos da globalização nesse fenômeno. E considera-se uma proposta de intervenção que necessariamente tangencia uma reforma democrática do Estado pautada em um enfrentamento a globalização tradicional. Posteriormente, segue uma analise da composição interna da universidade de Direito mais especificamente naquilo que configura uma estrutura típica desse curso, e como esse padrão ajuda a compor uma cultura de transmissão do conhecimento jurídico que precisa ser superada. Nesse particular será esmiuçado o papel da dogmática, da forma como a prática profissional influência dentro da academia e outras qualidades típicas desse ramo que ajudam a delinear uma tendência tradicional de se entender e se perpassar o conhecimento jurídico. Ainda no âmbito interno será trabalhado o papel do professor como educador, a função do discurso no processo pedagógico e a capacidade de fomentar uma atividade capaz de formar não só profissionais, mas também cidadãos emancipados, capazes de criticar e se reinventar e reinventar o mundo ao seu redor. Por fim, será detalhado um panorama da pós-graduação e da pesquisa em Direito no Brasil, primeiramente de uma forma comparada aos outros ramos do conhecimento, sobretudo, na área das ciências humanas para alcançar aquilo que configura as características singulares desse ramo e uma reflexão sobre a necessidade de revisão.-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo visa analizar el panorama que se encuentra la universidad pública brasileña, en especial en el punto de vista de los cursos de Derecho e su papel voltado a formanción de profesionales con pensamiento emancipatório. Serán estudiados los componentes que configuran la estructura por la cual la universidad pública se inserta, a partir, en uno primero momiento, del âmbito externo a ella, ou sea, em la forma como la universidad van siendo discutida como política púbica por los últimos 40 años. Nesse sentido, será abordada la situación histórica que desencadeou o que pode ser nombrado como um panorama de crisis da educanción en todos los níveis e los efecto de la globalización nesse fenómeno. E considerará uma propuesta de intervención que necessariamente toca uma reforma democrática del Estado balizada en uno enfrentamento de la globalización tradicional. Posteriormente, sigue uma analize de la composición interna de la universidad de Derecho y de aquello que configura um estructura típica a ese curso, y como ese padrón ayuda a componer uma cultura de transmisión del conocimiento jurídico que necesita ser superada. Nese particular será dezmenuzado el papel de la dogmática, de la forma como la practica profesional influencia dentro de la academia y otras calidades tipicas dese ramo que ayudan a delinear una tendência tradicional de entenderse e transmitirse el conocimento juridico. Aún em el âmbito interno será trabajado el papel del maestro como educador, la función del discurso em el proceso pedagógico y en la capacidad de fomentar uma actividad capaz de formar no solo profesionales, peró también ciudadanos emancipados, capazes de criticar y reinventarse y reiventar el mundo a su alrededor. Por fin, será detallado un panorama del pós-grado y de la investicación en Derecho en el Brasil, primeramente, de uma forma comparada aos outros ramos del conocimento, sobretodo, en la área de las ciências humanas para alcanzar aquello que configura las características singulares dese ramo y uma reflexión sobre la necesidad de revisión.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública-
Palavras-chave: dc.subjectDireito-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectPós-graduação-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação emancipatória-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino jurídico-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectPrática forense-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidad pública-
Palavras-chave: dc.subjectDerecho-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigación-
Palavras-chave: dc.subjectPós-grado-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalización-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalización alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducación emancipatória-
Título: dc.titleReflexões sobre a possibilidade de uma educação jurídica emancipatória: dialogando com o modelo de universidade pública brasileira e o ensino do direito-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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