MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS: ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Marcius Hollanda Pereira da-
Autor(es): dc.contributorCPF:36297054720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723151D8-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributorCPF:98745874522-
Autor(es): dc.creatorRamos, Rafael de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755126-
Descrição: dc.descriptionThe current economic conjuncture, based on information and knowledge, resulting in highly competitive environments where intellectual capital becomes the most valuable asset of an organization. In this innovator scenario, is necessary for companies to utilize and combine the various sources and types of knowledge in order to develop an innovative capability, using especially of human capital in the form of tacit knowledge of its employees. However, we find a variety of implementations of knowledge management (KM) with highly technical visions, without proper concern for the measurement of results. On the other hand, the existing measurement models intended to measure the results at the organizational level, which complicates the verification of benefits in each project. Given this context, the objective of this research is to develop an initial proposal for a model that allows measurement of knowledge management in projects. This research initially aims to introduce the concepts of KM, project management and measurement models already on the organizational level. Then will be a case study in business services information technology (IT) with the aim of evaluating companies today as they measure the benefits of KM initiatives in their projects. The result of the case study will be a mapping of KM practices in progress and the indicators used by these companies. Finally, it will be offered a measurement model, based on the trends identified in the literature and the practices adopted by the organizations surveyed. The major contribution of this research is the possibility of bringing the project level to measure the results obtained from KM practices uniting theory and practice.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA conjuntura econômica atual, fundamentada em informação e conhecimento, resulta em ambientes altamente competitivos onde o capital intelectual se transforma no recurso mais valioso de uma organização. Diante deste cenário inovador, é necessário que as empresas utilizem e combinem as várias fontes e tipos de conhecimento a fim de desenvolverem uma capacidade inovadora, se utilizando, sobretudo, do capital humano na forma do conhecimento tácito de seus funcionários. No entanto, percebe-se uma variedade de implementações de gestão do conhecimento (GC) com visões extremamente técnicas, sem a adequada preocupação com a mensuração dos resultados obtidos. Por outro lado, os modelos de mensuração já existentes visam medir os resultados no nível organizacional, o que dificulta a verificação dos benefícios em cada projeto. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta inicial de modelo que permita a mensuração da gestão do conhecimento em projetos. Esta pesquisa inicialmente visa apresentar os conceitos de GC, gestão de projetos e os modelos de mensuração já existentes no nível organizacional. Em seguida, será feito um estudo de caso em empresas de serviços de tecnologia da informação (TI), com o objetivo de avaliar como as empresas hoje mensuram os benefícios das iniciativas de GC em seus projetos. O resultado do estudo de caso será um mapeamento das práticas de GC em andamento e os indicadores utilizados por essas empresas. Por último, será proposto um modelo de mensuração dos resultados de GC nos projetos, baseandose nas tendências identificadas na literatura e nas práticas adotadas pelas organizações pesquisadas. A maior contribuição deste trabalho está na possibilidade de trazer para o nível de projeto a mensuração dos resultados obtidos a partir de práticas de GC, unindo teoria e prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectMensuração da Gestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento de Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectMétricas para Gestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge Management-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge Management Measuring-
Palavras-chave: dc.subjectProject Management-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge Management Metrics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleMENSURAÇÃO DOS RESULTADOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS: ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.