Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Ana Maria Lana-
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.creatorZanetti, Marina Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755114-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmica-
Descrição: dc.descriptionThis paper has the main objective to discuss whether the graduation of the business students of Fluminense Federal University in Niterói is enough to prepare them to required selective processes, from internship to their professional life. The university’s duty is to prepare its students to the market and it could be done in a more humanized way and that can follow the rules, making possible a better professional beginning. The emotional intelligence development should be an important part of the graduation process. One of the possibilities to make it stronger and better would be the use of non-violent communication as a daily basis in the classrooms and a change on the posture in the relationship between teacher and student. On this context, it had been realized a field research with a form application with the students to analyze their perspective about it. As well, Human Resources professionals that work with this young public had been interviewed to know the perception of them about the same subject. The following study make it possible to conclude that the students emotional intelligence development is not enough for their academic purpose-
Descrição: dc.description44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência emocional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação não-violenta-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectEmotional intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness-
Palavras-chave: dc.subjectNon-violent communication-
Título: dc.titleInteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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