Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:88895241722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Eigenheer, Emílio Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:70989977722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721981Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Renata de Sá Osborne da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:45565576722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790951D4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Malheiros, Telma Maria Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:80703739700 | - |
Autor(es): dc.creator | Collares, Maria Esmeralda Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21301 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755112 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to make evident the importance of Environmental Education to optimize the Environmental Management Education System in public educational institutions. lt is really indispensable an Environmentai Education which will not oniy sensitize but above ali change habits and provide new knowledge and concern about environmental issues. Another important thing of this survey is to show the common points there are between ali the subjects taught by the teachers through the Environmental Education. Teachers from different areas of knowledge who are interested in developing environmental linked activities can use them as transversal and interdisciplinary activities to optimize school managing in the schools of the local authority. This survey was performed in order to gather data, and give idea of the current use of Environmentai Education in this case study. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | A finalidade deste trabalho foi evidenciar a importância da Educação Ambiental (EA) na otimização da gestão escolar nas instituições educacionais da rede pública de ensino no município de Petrópolis. Destaca- se ser indispensável uma Educação Ambiental que não somente sensibilize, mas que principalmente modifique as atitudes e proporcione novos conhecimentos e interesse pelos problemas ambientais. Para isso, se faz necessário realçar a importância da interdisciplinaridade e transversalidade na elaboração de projetos que identifiquem as não conformidades ambientais ëncontradas nas instituições e ou no entorno, e a partir daí, buscar soluções através da interação, análise e reflexão da realidade, mediada por ações dos indivíduos em seu meio, que se transformem em possíveis soluções para as questões ambientais identificadas. A pesquisa realizada neste trabalho teve por objetivo identificar a situação de algumas escolas da rede municipal no que se refere à pratica da Educação Ambiental como tema indutor de atividades inter e transdiciplinares na gestão escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | A educação ambiental como tema inter e transdisciplinar no processo educacional: um estudo de caso no município de Petrópolis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: