Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kohwalter, Troy Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Verissimo, Matheus Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27701 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755110 | - |
Descrição: dc.description | Alguns dos mais importantes fundamentos da computação são algoritmos e estruturas de dados, logo, é de grande importância que ambos conceitos sejam bem assimilados pelos estudantes. Nesse sentido, a visualização de estruturas de dados é uma estratégia pedagógica eficaz e ferramentas de ensino baseadas nesse conceito se destacam cada vez mais como um suporte didático. Com esse intuito, foi desenvolvida a VisuLearn, uma aplicação web voltada para o apoio ao aprendizado de estruturas de dados através de ilustrações interativas totalmente controladas pelo usuário. A ferramenta teve sua eficácia avaliada e comprovada através de um experimento com alunos de graduação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. | - |
Descrição: dc.description | Some of the most important fundamentals of computing are algorithms and data structures, so it is of great importance that both concepts are well assimilated by students. In this sense, data structures visualization is an effective pedagogical strategy and teaching tools based on this concept increasingly stand out as a didactic support. With this in mind, VisuLearn was developed, a web application aimed at supporting the learning of data structures through interactive visualizations fully controlled by the user. The tool's effectiveness was evaluated and proven through an experiment with undergraduate students from the Instituto de Computação of Universidade Federal Fluminense. | - |
Descrição: dc.description | 23 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização de estruturas de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algoritmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data structures visualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | VisuLearn: uma ferramenta interativa de apoio ao aprendizado de estruturas de dados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: