Rodas de conversa com professores do ensino médio: os desafios na relação com adolescentes.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Luciana Gageiro-
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de mello-
Autor(es): dc.contributorKlautau, Perla-
Autor(es): dc.creatorMarum, João Francisco Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755094-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa de mestrado estuda a relação professores-alunos adolescentes do ensino médio bem como a construção de possíveis ferramentas de trabalho com professores como parte de uma formação para o ensino para adolescentes. Abordamos inicialmente o processo histórico e o contexto atual do ensino médio com vistas a explorar os desafios enfrentados pelos professores desse segmento. A partir do referencial teórico da psicanálise, mais especificamente de Donald Woods Winnicott, debruçamo-nos sobre os aspectos do desenvolvimento humano relativos à adolescência e sobre o processo histórico em que ela se forja levando em conta as mudanças nas relações com figuras de autoridade, bem como de que forma isso se atualiza na escola, particularmente nas relações aos professores. Dito isso, apresentamos a pesquisa de campo, cujo objetivo foi investigar a questão da relação entre professores e alunos adolescentes através das Rodas de Conversa entre professores como instrumento de formação continuada no ensino para adolescentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, orientada pela psicanálise. Três Rodas de Conversa online foram realizadas com dez professores de uma escola estadual de Curitiba. O tema geral foi a relação professor-alunos adolescentes e cada encontro teve uma questão disparadora, a partir da qual os professores trouxeram seus relatos. O estudo evidenciou três eixos temáticos a partir da fala dos professores: a precariedade do ensino público; a questão da autoridade do professor e a dinâmica entre o afetar e ser afetado no ensino para adolescentes. A pesquisa-intervenção constatou ainda que as Rodas de Conversa podem ser utilizadas como instrumento de formação continuada entre professores, visto que promovem o compartilhamento de experiências, oportunizando que conheçam mais uns sobre os outros e partilhem recursos utilizados nos desafios referentes à relação com seus alunos adolescentes-
Descrição: dc.descriptionThe present master's research studies the relationship between secondary school teachers and adolescent students as well as the construction of possible tools with teachers as part of a continued education for teaching adolescents. We initially approach the historical process and the current context of secondary education in order to explore the challenges faced by teachers in this segment. Based on the psychoanalysis theoretical framework, more specifically of Donald Woods Winnicott, we focused on aspects of human development related to adolescence and on the historical process in which it is forged taking into account the changes in the relationships with authority figures, as well as how this is updated in the school, particularly in relation to teachers. That said, we present the field research, its objective was to investigate the issues of the relationship between teachers and adolescent students through Conversation Circles among teachers as an instrument of continued education in teaching adolescents. The methodology used was research-intervention, oriented by psychoanalysis. Three online Conversation Circles were conducted with ten teachers from a state school in Curitiba. The general theme was the relationship between teachers and adolescent students and each meeting had a triggering question, based on which the teachers brought their reports. The study evidenced three thematic axes from the teachers' speech: the precariousness of public education; the issue of the teacher's authority and the dynamics between affecting and being affected in teaching adolescents. The intervention research also found that the Conversation Circles can be used as an instrument of continued training among teachers, as they promote the sharing of experiences, allowing them to get to know more about each other and share resources used in the challenges related to the relationship with their teenage students-
Descrição: dc.description87 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRodas de Conversa-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary School-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescents-
Palavras-chave: dc.subjectConversation Circles-
Título: dc.titleRodas de conversa com professores do ensino médio: os desafios na relação com adolescentes.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.