Para além de uma "incubadora de monstrinhos" : a formação do jovem trabalhador sob a lei da aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiriba, Lia Vargas-
Autor(es): dc.contributorCPF:73612324772-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:76701611753-
Autor(es): dc.contributorBazílio, Luiz Cavalieri-
Autor(es): dc.contributorCPF:03333333300-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792582A6-
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunice Schilling-
Autor(es): dc.contributorCPF:73881988734-
Autor(es): dc.creatorSoares, Ozias de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755073-
Descrição: dc.descriptionThe present study analyzes the formation of young workers mediated by the Law of the Learning (10.097/00). We search to point out the historicaly the object, having in account the regimen of flexible accumulation and the relations with the current politics of insertion of the young in the world of the work. The research had as empirical field the program of learning called Projeto Mundo do Trabalho , of the not governmental organization São Martinho, in Rio De Janeiro. We analyze the ideologie that strengthen the dual character of the brazilian education, presents nowadays. Among these, we observe the work for adolescents show in the capitalist society as disciplinaizing, maintenance of social order and, therefore, taken as preventive of social diseases. When we analyzes the union proposals between study anda work under the optics of the capital, the professional learning is for that one a speedy and utilitarian insertion, to having in view the market. And for the work, the perspective of this union would be an instrument for the instauration of new relations between manual and intellectual work, having as horizon - from the knowledge of the sphere of the production and the general knowledge - the formation of controllers, of the intellectual of new type. We present, after that, some quarrels in the land of the new model of State of neoliberal contour, ally to the new standard of accumulation. We argue the paper of the calls not governmental organizations in the conduction of the social programs, in special, the direction that assume in its majority, namely, the relief of the poverty and the containment of the social convulsions. Amongst the organizations that work with the child and the adolescent, we detach the paper of the Associação São Martinho, in the conduction of the learning program World of the Work . We could, then, display the form as if it constituted, as much the institution as the project for adolescent apprenticees in this context. We present the empirical field of the research, we relating the interviews and comments with you arrive in port them theoretical used. We dialogue with young and professionals of the program in screen to perceive what world of the work in them presents the educative processes and so that world of the work educates the educative processes in the companies and in the institutions. In spite of contradictions between capital and work that move the relations among work and education in the learning programs, we could identify positivities of the program, surely, not given, but constructed in the daily praxis of young workers above the Law of the Learning.-
Descrição: dc.description7 O presente estudo analisa a formação de jovens trabalhadores mediada pela Lei da Aprendizagem (10.097/00). Buscamos situar historicamente o objeto, tendo em conta o regime de acumulação flexível e as relações com as atuais políticas de inserção dos jovens no mundo do trabalho. A pesquisa teve como campo empírico o programa de aprendizagem denominado Projeto Mundo do Trabalho , da organização não governamental São Martinho, no Rio de Janeiro. Destacamos a ideologia que reforça o caráter dual da educação brasileira presente em nossos dias, observando que na sociedade capitalista o trabalho para adolescentes apresenta-se como disciplinamento, manutenção da ordem social e, portanto, tomado como preventivo dos males sociais. Ao analisar as propostas de união entre estudo e trabalho, percebemos que, sob a ótica do capital o trabalho tem como objetivo uma formação aligeirada e utilitarista, tendo em vista o mercado. Sob a ótica do trabalho, a perspectiva desta união seria instrumento para a instauração de novas relações entre trabalho manual e intelectual, tendo como horizonte - a partir do conhecimento da esfera da produção e do conhecimento geral - a formação de dirigentes, à constituição do intelectual de novo tipo. Tecemos considerações sobre a constituição do novo modelo de Estado de contorno neoliberal, o qual é acompanhado do novo regime de acumulação. Enfatizamos o papel das chamadas organizações não governamentais na condução dos programas sociais, em especial, a direção que assumem em sua maioria, a saber, o alívio da pobreza e a contenção das convulsões sociais. Dentre as organizações que trabalham com a criança e o adolescente, destacamos o papel da Associação São Martinho, na condução do programa de aprendizagem Mundo do Trabalho . Pudemos, então, expor a forma como se constituiu, tanto a instituição como o projeto para adolescentes aprendizes neste contexto. Neste campo empírico da pesquisa, relacionamos as entrevistas e observações com os aportes teóricos utilizados. Dialogamos com jovens e profissionais do programa em tela para perceber que mundo do trabalho nos apresentam os processos educativos e para que mundo do trabalho educam os processos educativos nas empresas e nas instituições. Apesar das contradições entre capital e trabalho que permeiam as relações entre trabalho e educação nos processos de aprendizagem, pudemos identificar positividades no programa, evidentemente, não dadas, mas construídas na práxis diária dos jovens trabalhadores sob a Lei da Aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMenor aprendiz-
Palavras-chave: dc.subjectEstatuto legal, leis,etc-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectJovem aprendiz-
Palavras-chave: dc.subjectEmprego-
Palavras-chave: dc.subjectLei da aprensizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstatuto da criança e do adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePara além de uma "incubadora de monstrinhos" : a formação do jovem trabalhador sob a lei da aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.