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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lima, Raphael Jonathas da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Cristiano Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Onto, Gustavo Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Paes, Letícia de França | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755072 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo compreender os processos e dinâmicas que têm ocorrido no setor automotivo a partir do surgimento de uma sub-indústria da mobilidade, que altera os modelos de negócios do mercado de automóveis com a oferta de serviços de mobilidade; modifica a estrutura produtiva com o aumento da automatização nas plantas; insere as montadoras em ecossistemas digitais com tecnologias como big data e internet das coisas; cria novas fontes de valor agregado a partir do mercado de dados e insere novos atores nas dinâmicas de concorrência e parcerias. A pesquisa tem como objeto a montadora japonesa Toyota Motor Corporation, enquanto estudo de caso de dimensão exploratória, com recorte de tempo de doze anos. No tocante às escolhas metodológicas de coleta de dados, priorizou-se a coleta documental, com tratamento de análise de conteúdo. Como proposta teórica, realizou-se a revisão bibliográfica de vertentes da Sociologia Econômica sob duas óticas: a análise dos mercados a partir dos processos de qualificação e valoração dos produtos; e a análise das instituições e estruturas de poder nas arenas de disputas desses mercados. Como principal resultado, a análise do caso da Toyota sugere que os processos de qualificação do bem, a mobilização dos dispositivos de julgamento, dos valores imaginativos e a construção de perfis e identidades tanto dos produtos quanto da empresa em si funcionam como ferramentas para manutenção das concepções de controle da empresa, uma vez que a Toyota passou a atuar em novos mercados e se reorganizou para prover os novos produtos e serviços sem que isso se provasse enquanto desinstitucionalização do mercado, sendo a manutenção do status quo sua luta principal. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to comprehend the processes and dynamics that have been taking place in the automotive sector from the emergence of a sub-industry of mobility, that modifies the business models of the car market based on the offer of mobility services; it also alters the production structure by increasing the plant automation; inserts automakers in digital ecosystems with technologies such as big data and internet of things; creates new sources of added value from the data market and also inserts new actors in the dynamics of competition and partnerships. The object of this research is one of these manufacturers, the Japanese automaker Toyota Motor Corporation, as a case study of an exploratory dimension, with a twelve-year time frame. Considering methodological choices of data collecting, the priority was the documental approach, with content analysis treatment. The theoretical proposal chosen concerned a bibliographical review of strands of the Economic Sociology from two particular perspectives: the analysis of markets from the qualification and valuation of products; and the analysis of institutions and structures of power in the arenas of dispute of these markets. As main result, the analysis of the Toyota Case suggests that the property qualification processes, as well as the mobilization of judgment devices, the imaginative values and the construction of profiles and identities for both the products and the company itself work as tools for maintaining the company’s concepts of control, as the company started to act in new markets and has reorganized itself to supply new products and services, even though this did not prove to be the deinstitutionalization of the market, being the maintenance of the status quo its main struggle. | - |
Descrição: dc.description | 107 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de automóveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia Econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toyota | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado automobilístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auto Market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic Sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toyota | - |
Título: dc.title | Os automóveis e a “nova mobilidade”: uma análise sociológica do mercado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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