“Pelas barbas de Darwin!”: podcast como uma interface entre a divulgação científica e a educação não-formal na internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.creatorPereira, Renan Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29484-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755069-
Descrição: dc.descriptionNos últimos tempos a chamada Divulgação Científica vem tomando proporções nunca vistas em nossa sociedade, e isso se dá principalmente pelos avanços e pelas novas tecnologias que apareceram com a Web 2.0. No entanto, diversas pesquisas apontam que um enfoque não-crítico da Divulgação Científica pode reforçar estereótipos da ciência que são danosos ao processo educativo, reforçando uma distância entre ciência e sociedade e contribuindo ainda mais para visões distorcidas dos processos científicos. Desta forma, neste trabalho exploramos as possibilidades de uma nova forma de se realizar a divulgação científica, no panorama da educação não-formal, fazendo uma pequena revisão conceitual e discutindo as potencialidades de se divulgar a ciência contextualizada, através de um podcast chamado “Pelas Barbas de Darwin!”.-
Descrição: dc.descriptionLately, the so-called Scientific Divulgation has been growing in proportions never seen before in our society, and that could be explained by the advancements and new technologies that arose among the Web 2.0. However, many researches point out that a non-critical approach of the Scientific Divulgation could reinforce science stereotypes that are harmful to the educational process, reinforcing a distance between science and society and contributing to even more twisted viewpoints of the scientific processes. Thus, in this paper we explore the possibilities of a new way of accomplishing the scientific divulgation, in the non-formal education perspective, making a small conceptual review and discussing the potentialities of divulgating a contextualized science through a podcast named “Pelas Barbas de Darwin!”.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMultimídia interativa-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da evolução-
Título: dc.title“Pelas barbas de Darwin!”: podcast como uma interface entre a divulgação científica e a educação não-formal na internet-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.