Rico Dalasam e o EP “Fim das Tentativas”: a experiência negra como motor de ruptura das narrativas convencionais no Rap

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulla, Monique-
Autor(es): dc.contributorAlves, Ana Luiza Monteiro-
Autor(es): dc.contributorVillalba, Luiz-
Autor(es): dc.contributorCotta, Diego-
Autor(es): dc.creatorSilva Junior, Alcimar Campos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755062-
Descrição: dc.descriptionO trabalho investiga a representatividade e a expressão da experiência negra no rap, focando no EP "Fim das Tentativas" de Rico Dalasam e seu potencial político e cultural, ao trazer o debate sobre o amor e as afetividades como ferramentas de mudanças sociais. A fim de entender mais profundamente o valor da representação e do empirismo negro, explora autoras como bell hooks (2019) e Stuart Hall (2016). Além disso, durante o texto, há muito espaço dedicado a mesclar análises teóricas não só com o objeto da pesquisa, mas também com outras obras de rap contemporâneas. O trabalho também discute o rap como elemento da cultura negra, como meio de reflexão sobre temas sociais. O EP de Dalasam é posicionado como um marco de resistência, oferecendo uma narrativa empoderada e reflexiva da experiência negra, contrastando com as tendências midiáticas de marginalizar ou estereotipar indivíduos negros.-
Descrição: dc.descriptionThis paper investigates the representativeness and expression of the black experience in rap, focusing on Rico Dalasam's EP "Fim das Tentativas" and its political potential, by bringing up the debate on love and affectivity as tools for social change. In order to understand more deeply the value of representation and black empiricism, it explores authors such as bell hooks and Stuart Hall (2016). In addition, throughout the text, there is a lot of space dedicated to merging theoretical analysis not only with the object of the research, but also with other contemporary rap works. The work also discusses rap as an element of black culture and a means of reflecting on social issues. Dalasam's EP is positioned as a landmark of resistance, offering an empowering and reflective narrative of the black experience, contrasting with media tendencies to marginalize or stereotype black individuals.-
Descrição: dc.description44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRico Dalasam-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividade Negra-
Palavras-chave: dc.subjectRap-
Palavras-chave: dc.subjectHip Hop-
Palavras-chave: dc.subjectAmor-
Palavras-chave: dc.subjectRap (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectNegro na música-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectRico Dalasam-
Palavras-chave: dc.subjectBlack representativeness-
Palavras-chave: dc.subjectRap-
Palavras-chave: dc.subjectHip hop-
Palavras-chave: dc.subjectLove-
Título: dc.titleRico Dalasam e o EP “Fim das Tentativas”: a experiência negra como motor de ruptura das narrativas convencionais no Rap-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.