Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maria Onete Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Ana Paula Furtado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755055 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho tive como objetivo fazer uma auto avaliação da minha formação como pedagoga, a partir de reflexões sobre o ensino das artes visuais na educação infantil. Busco responder questões como: será que nós, pedagogos, estamos desenvolvendo com nossos alunos atividades sem “atrapalhar” suas criações e suas apreciações? Será que damos chance suficiente para o aluno explorar as diversas sensações sonoras, táteis e visuais? O que diz a legislação? Em que modelo de arte e de educação se baseia? Para isso me amparo em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, e em particular no trabalho de Duarte Júnior, além das leituras realizadas nas disciplinas relacionadas a esses temas, realizadas no curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Apresento também o resultado de uma observação não participativa em uma creche no município de Angra dos Reis. Concluo observando questões relativas ao curso de pedagogia onde são escassas disciplinas voltadas à arte. Ressalto a importância que a arte tem e a forma como muitas vezes ela é vista na escola, apenas como uma forma de lazer na vida da criança. Acredito que quando aplicada de forma adequada, a arte, muito mais do que um lazer, pode proporcionar grandes mudanças na forma de ensinar e de aprender | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | Entendendo a arte na educação infantil: Uma reflexão sobre minha formação como pedagoga | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: