Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiccolo, Ramiro M. Dulcich-
Autor(es): dc.contributorSoares, Lúcia Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorGimenez, Juan Retana-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Daniela Santos de Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755035-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiência-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the trajectory of Special Education in Brazil and its evolution with reformulations of Acts and Decrees in building inclusive educational policies publicais, which promotes educational proposals to ensure access for people with special educational needs in teaching public schools . The program set Multifunction Resource Room, plays an important role in public schools that are included with this program because it aims AEE- offer specialized educational services for the target group of special education students. The descriptive research study seeks to show the analysis of field surveys data to the coordinator of Special Education sector of the City Department of Education, managers and teachers who work in regular classes of regular teaching and multi-functional resources in schools city of Macaé. With the data collection we mention that even with the changes through the execution of educational policies are still needed some actions to expand the process of a quality public education for many children and adolescents with disabilities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSala de recursos multifuncionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectMacaé - RJ-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectMultifunctional resource room-
Título: dc.titleEducação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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