A diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRede, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorCardoso , Ciro Flamarion-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Marta Mega de-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Alexandre de Paiva Rio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27627-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755033-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo investigar a construção da posição social do filósofo na polis ateniense do período clássico tardio. A análise parte da relação entre a diferenciação estrutural da função do intelectual e o alargamento do campo discursivo da dissidência política, no contexto de arrefecimento das instituições reguladoras da democracia e de ampliação do papel político desempenhado pelas elites. Neste cenário, procura interpretar o surgimento das escolas de filosofia (Academia e Liceu) como espaços de sociabilidade e práticas associativas entre discípulos e filósofos. Neste sentido, propõe a leitura dos textos de Platão e Aristóteles no duplo âmbito da performance voltada para a justificação interna da atividade filosófica e o da contribuição programática para a restrição da soberania do demos ateniense. Formula a hipótese central de que o fim do século IV a.C. assiste à consolidação da posição social do filósofo. Pretende comprová-la explorando a filosofia como plano discursivo estratégico para a subversão da normatividade democrática, formalizada na estabilidade de sua linguagem e na maleabilidade de suas categorias. O método recorre à comparação com as obras de Xenofonte, discípulo socrático que se exilara de Atenas antes da fundação da Academia, para apreender a formalização do discurso centrado nas escolas de filosofia, seu lugar de poder na cidade. Utiliza-se a sociologia do poder de Max Weber para estudar a fabricação da liderança de Platão e a estabilização da associação comunitária, bem como para investigar as afinidades eletivas entre a ampliação do papel do filósofo na pedagogia ateniense e as apropriações políticas de sua produção, ao tempo da hegemonia macedônica e da queda da democracia.-
Descrição: dc.descriptionCette étude a pour but d’enquêter sur la construction de la position sociale du philosophe dans la polis athénienne de la période classique tardive. L’analyse a comme point de départ le rapport entre la différenciation structurale de la fonction de l’intellectuel et l’élargissement du champ discursif de la dissidence politique, dans le contexte de la retraite des institutions régulatrices de la démocratie et de l’ampliation du rôle politique exercé par les élites. Dans ce cadre, on cherche à interpréter l’émergence des écoles de philosophie (l’Académie et le Lycée) comme étant des espaces de sociabilité et de pratique d’association entre les disciples et les philosophes. Dans ce sens, on propose la lecture des textes de Platon et d’Aristote au double niveau de la performance tournée vers la justificative interne de l’activité philosophique et de la contribution programmatique pour la restriction de la souveraineté du demos athénien. Notre hypothèse centrale consiste à dire que la fin du IVème siècle a vu la consolidation de la position sociale du philosophe. On a essayé de la prouver en exploitant la philosophie comme un plan discursif stratégique pour la subversion de la normativité démocratique, formalisé dans la stabilité de son langage et dans la malléabilité de ses catégories. La méthode fait appel à la comparaison avec les œuvres de Xénophon, disciple de Socrate, exilé d’Athènes avant la fondation de l’Académie, afin de comprendre la formalisation du discours centré sur les écoles de philosophie, c’est à dire, son lieu de pouvoir dans la cité. On utilise la sociologie du pouvoir de Max Weber afin d’étudier la fabrication de la prééminence de Platon et la stabilisation de l’association communautaire, ainsi que pour approcher les affinités électives entre l’ampliation du rôle du philosophe dans la pédagogie athénienne et les appropriations politiques de sa production, au moment de l’hégémonie macédonienne et de la chute de la démocratie.-
Descrição: dc.description188 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectGrécia clássica-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia antiga-
Palavras-chave: dc.subjectPlatão-
Palavras-chave: dc.subjectAristóteles, 384-322 a.C.-
Palavras-chave: dc.subjectPolitique-
Palavras-chave: dc.subjectCitoyenneté-
Palavras-chave: dc.subjectHistoire-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophie-
Palavras-chave: dc.subjectGrèce classique-
Título: dc.titleA diakrisis dos mais sábios : associação comunitária e dissidência política na filosofia grega (séc. IV a. C.)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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