Das cañadas ao palco: pastoreio e imaginário político na Baixa Idade Média espanhola (séculos XIV - XVI)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFróes, Vânia Leite-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Edmar Checon de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Leila Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Maria Eurydice de Barros-
Autor(es): dc.contributorMendes, Lenora Pinto-
Autor(es): dc.creatorPereira, Raquel Alvitos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755021-
Descrição: dc.descriptionEstudo da figura do pastor em Castela e de sua inserção sociopolítica até a unificação espanhola. Questiona-se a noção elaborada pelo historiador Bronislaw Geremek, segundo o qual este rústico seria um exemplo de marginalização plena no Ocidente cristão. O estudo de caso aqui desenvolvido revela, ao contrário, um estatuto singular do pastor em Castela. A criação da Mesta, corporação que unificou os ofícios ligados à atividade lanífera, criou medidas de proteção e privilégios diversos para o pastoreio, possibilitando interações imaginárias das figuras do rei e do pastor, cuja representação renova-se com a releitura feita por poetas e dramaturgos quase sempre a serviço do poder monárquico. Nos serões e festas das cortes nascentes das Espanhas, unificam-se em torno do pastor memórias diversas: bíblicas, líricas e regionais, e associa-se o pastor e o rei num mesmo campo do imaginário. Tomam-se como fontes principais o material normativo da Mesta, a lírica pastoril e a dramaturgia de Juan de Encina e Lope de Rueda.-
Descrição: dc.descriptionÉtude de la figure du berger en Castille et de leur son insertion sociopolitique jusqu’à l’unification espagnole. On interroge la notion, élaborée par l’historien Bronislaw Geremek, que soutient que ce rustique serait un exemple de marginalisé absolu dans l’Occident Chrétien. L’étude de cas développé a montré l’inverse, c’est-à-dire, qu’il y en avait un statut singulier en Castille. La création de la Mesta, corporation qui a unifié les offices liées aux activités textiles, a produit actions de protection et de privilégies aux bergers, cela a produit rapports imaginaires entre le berger et le roi, dont représentation s’était renouvelée à travers de la relecture réalisée des poètes des dramaturges quasiment au service du pouvoir monarchique. Dans les veillées et fêtes des cours naissantes des Espagnes, on a noté qu’il a eu un processus d’unification autour du berger, c’est-à-dire, le roi et le berger ont été associés aux plusieurs mémoires: bibliques, lyriques et régionaux, cela faisait partie d’un même champ imaginaire. On prend comme sources des principaux le matériel normatif de la Mesta, la lyrique liée aux bergers et la dramaturgie de Juan de Encina et Lope de Rueda.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims at studying the image of the shepherd in Castela and his social and political insertion until the Spanish unification. The notion built up by the historian Bronislaw Geremek, by means of which this rustic type of man might be an example of a process that led him to take a marginal position in the Christian Eastern world, is questionable. The study case which is developed in this paper reveals, on the contrary, very singular aspects concerning the shepherd in Castela. The creation of MESTA, a corporation which unified the labor concerning wool gathering, established some measures of protection and several privileges to the shepherds, making imaginary interactions between the images of the King and the shepherd possible. The representation of such an attitude is renewed by the rereading of poets and playwrights who usually worked for the monarchy. Several memories, such as biblical, lyric and regional ones are associated with the shepherd and with the king in the same imaginary world. Such memories are present in family parties and in the Spanish house of parliament celebrations. As main sources, the ruling material of the MESTA was used as well as the shepherd lyric and the literary work of Juan de Encina and Lope de Rueda.-
Descrição: dc.description236f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro espanhol-
Palavras-chave: dc.subjectNobreza-
Palavras-chave: dc.subjectIdade Média-
Palavras-chave: dc.subjectPastor - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia pastoral-
Palavras-chave: dc.subjectEspanha - aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectEspanha - aspecto econômico-
Palavras-chave: dc.subjectEncina, Juan del, 1468-1529?-
Palavras-chave: dc.subjectRueda, Lope de, 1565--
Título: dc.titleDas cañadas ao palco: pastoreio e imaginário político na Baixa Idade Média espanhola (séculos XIV - XVI)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.