"Infância do pensar" e a superação da dicotomia entre o bem e o mal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata da Silva-
Autor(es): dc.creatorCardozo, Laiz Fagundes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755019-
Descrição: dc.descriptionNessa monografia discuto a moralidade na infância que, tradicionalmente, operou por dois modos: de um lado, uma infância “pura”, “ingênua” e “inocente” e, de outro, uma infância “impura”. Para tanto, faço um percurso histórico entre as diferentes concepções de infância presentes em algumas áreas do conhecimento e, em especial, destaco como uma moralidade fundada na massificação dos valores morais e na disciplina se fez atuante na instituição escolar da Modernidade. Apresento, em seguida, uma concepção singular de infância presente na filosofia – a “infância do pensar”. Numa perspectiva de “pesquisa-ação” e de método como “estratégia”, narro em forma de “diário” uma experiência de “Filosofia com Crianças” numa escola pública de Angra dos Reis-RJ que, ao contemplar as diferentes formas de expressão utilizadas pela criança, indica ultrapassar a dicotomia entre bem e mal apontando para as possibilidades da infância como criação.-
Descrição: dc.descriptionIn this monograph, I discuss of the morality in childhood that traditionally was operated in two ways: on one hand, a "pure" childhood, "ingenuous" and "innocent", and, in another hand, an "impure" childhood. For this, I show a historical route between different conceptions of childhood present in some areas of knowledge and, in special, I emphasize as a morality based on the massification of moral values and on the discipline became active in the school of Modernity. Then, I show a singular conception of childhood in philosophy - the "thinking of childhood". From the perspective of the "action research" and the method as "strategy", I narrate in the form of "daily" the experience of "Philosophy with Children" in a public school of Angra dos Reis-RJ that, including different ways of expressions of children, overcomes the dichotomy between good and evil, pointing to the possibilities of the childhood as creation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMoral-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMoral-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectDicotomia-
Palavras-chave: dc.subjectMoral-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.title"Infância do pensar" e a superação da dicotomia entre o bem e o mal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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