Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorNovais, Robson Macedo-
Autor(es): dc.contributorVieira, Lígia Maria Mendonça-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6914381696409329-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8018498634297142-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0059570879207078-
Autor(es): dc.creatorReis, Eufrásia Barboza dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22519-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755016-
Descrição: dc.descriptionPesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionResearch in the area of Chemistry Education has investigated the ability of students to construct explanations and articulate their understanding of concepts and ideas related to chemistry in order to make sense of scientific phenomena. Most of the studies conducted through interviews in order to identify and demonstrate the often-confused understanding of chemical concepts. The objective of the present work was to elaborate and propose a didactic sequence contextualized with the generating theme perfumes for the study of organic functions for students in the 3rd year of high school, using the steps of the didactic sequence with a CTS approach - Science, Technology and Society, and based on the theoretical assumptions of Vygotsky. This work not applied due to the pandemic of the new coronavirus, which made it impossible to develop the research in person. The expected results of the research dialogued with the literature in order to justify and support our expectations at each stage. Based on this dialogue with articles in the area we can conclude that: experiments help learning, but the resources are insufficient; the number of students in the classroom is large, which makes some activities unfeasible, and that very long content makes the practical part difficult. However, activities such as workshops and experimentation are very important because, despite their cost, their use increases student interest and curiosity-
Descrição: dc.description99 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic chemistry-
Título: dc.titleProposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas-
Título: dc.titleProposed contextualized teaching sequence with the perfume generator theme for the study of organic functions-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.