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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertagnolli, Denise de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6727744713310620 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amado, Beatriz Crittelli | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7339478176562437 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1500920694433460 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Pítias Eduardo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755010 | - |
Descrição: dc.description | A evolução dos modelos atômicos nem sempre é bem entendida pelos alunos do primeiro ano do ensino médio e esse conteúdo acaba sendo decorado ao invés de aprendido, por isso este trabalho apresentará uma proposta sobre os recursos didáticos para o ensino dos modelos atômicos. Dentre as dificuldades encontradas pelos alunos, observa-se a dificuldade de associação do conteúdo de modelos atômicos com o cotidiano, por esse motivo as teorias de Vygotsky sobre as interações sociais e a zona de desenvolvimento proximal serão abordadas como um ótimo recurso para desenvolver o processo de aprendizagem. Os recursos tecnológicos serão apresentados como ferramenta para transformar os abstratos modelos atômicos em algo perceptível e de fácil compreensão, facilitando a apresentação evolutiva dos modelos e possibilitando o processo do ensino. Associada as ideias de Vygotsky sobre as interações sociais, essa pesquisa apresentará a metodologia cooperativa de aprendizagem Jigsaw, que desenvolve o aluno nos aspectos individuais e sociais, permitindo a discussão sobre o tema ensinado em outras perspectivas. Essa metodologia cooperativa auxiliará também nas atividades avaliativas, juntamente com a proposta de atividades relacionadas ao ensino de modelos atômicos. Com esses conceitos dos modelos atômicos bem definidos e claros os alunos poderão ter uma melhor compreensão em outros fenômenos químicos como interações atômicas e moleculares, geometria molecular, ligações químicas entre outros. Devido ao momento de quarentena, por causa do Covid-19, não foi possível aplicar esse trabalho dentro das salas de aulas, ficando apenas uma proposta de aula | - |
Descrição: dc.description | The evolution of atomic models is not always well understood by first-year high school students and this content ends up being memorized rather than learned, so this work will present a proposal on didactic resources for teaching atomic models. Among the difficulties encountered by the students, there is the difficulty in associating the content of atomic models with everyday life, for this reason Vygotsky's theories on social interactions and the zone of proximal development will be approached as a great resource to develop the process of learning. Technological resources will be presented as a tool to transform abstract atomic models into something noticeable and easy to understand, facilitating the evolutionary presentation of models and enabling the teaching process. Associated with Vygotsky's ideas about social interactions, this research will present the Jigsaw cooperative learning methodology, which develops the student in individual and social aspects, allowing for discussion on the topic taught in other perspectives. This cooperative methodology will also assist in evaluative activities, along with the proposal of activities related to the teaching of atomic models. With these concepts of atomic models well defined and clear, students will be able to have a better understanding of other chemical phenomena such as atomic and molecular interactions, molecular geometry, chemical bonds, among others. Due to the time of quarantine, because of covid-19, it was not possible to apply this work within the classrooms, leaving only a proposal for a class | - |
Descrição: dc.description | 38 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching methodologies | - |
Título: dc.title | Proposta de uso de recursos didáticos para o ensino dos modelos atômicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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