Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Iolanda de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00877866622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5 | - |
Autor(es): dc.creator | Sacramento, Mônica Pereira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17194 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754996 | - |
Descrição: dc.description | The current paper will focus on the impact of the racial and social quota system on senior black students from the competitive entrance exam (Vestibular) of ESDI (Superior School of Design) over the academic years 2003-2004, as well as on this school institution itself, where the presence of black students used to be nearly negligible before the implementation of an affirmative action law by the Brazilian government. Through empirical research, quantitative and qualitative interpretation of all collected data about this pioneering experience in the Brazilian Higher Education Institution system, the current study aims at portraying these young students, as well as determining the motivations that led them to choose a career in design, a highly respected university branch, which was almost limited to people from a wealthy background until few years ago. What kind of experience did these black and biracial students have upon entering a public university? How do they evaluate affirmative action policies? Which is the impact of university life on their own lives? How did the university institution change after the implementation of an affirmative action law? Upon entering this Higher Education school black students show an increasing range of expectations towards their own career and future opportunities and report their own strategies for studying and continuing within the academic institution. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática central a análise das experiências vividas pelos alunos ingressantes nos Vestibulares 2003 e 2004 na Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI - através da implementação da modalidade de cotas raciais, determinada a partir da promulgação das leis número 3.708/01 e 4.151/03 uma vez que a presença de estudantes negros na instituição apresentava-se, até então, incipiente. Através de pesquisa empírica e interpretação quantitativa e qualitativa dos dados sobre esta experiência pioneira no Ensino Superior, o trabalho busca traçar o perfil destes jovens e as motivações que os levaram a escolher a carreira de design, considerada pela sociedade como de alto prestígio. As experiências vividas pelos estudantes negros - pretos e pardos - a partir de sua entrada em uma universidade pública, seu posicionamento a respeito da lei e o impacto da entrada na universidade em suas vidas compõem a análise realizada. Para além da superação da barreira do acesso, o trabalho identifica as estratégias de permanência em curso e as mudanças observadas na instituição e no campo do design. Os jovens negros, a partir do ingresso e permanência na universidade, demonstram ampliação de suas expectativas e projetos futuros, relatam possibilidades de transformação em relação ao mercado de trabalho e comunicam formas de estar e permanecer na ESDI. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política governamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de ação afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Ação afirmativa : o impacto da política de cotas na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: