Ação afirmativa : o impacto da política de cotas na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00877866622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5-
Autor(es): dc.creatorSacramento, Mônica Pereira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17194-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754996-
Descrição: dc.descriptionThe current paper will focus on the impact of the racial and social quota system on senior black students from the competitive entrance exam (Vestibular) of ESDI (Superior School of Design) over the academic years 2003-2004, as well as on this school institution itself, where the presence of black students used to be nearly negligible before the implementation of an affirmative action law by the Brazilian government. Through empirical research, quantitative and qualitative interpretation of all collected data about this pioneering experience in the Brazilian Higher Education Institution system, the current study aims at portraying these young students, as well as determining the motivations that led them to choose a career in design, a highly respected university branch, which was almost limited to people from a wealthy background until few years ago. What kind of experience did these black and biracial students have upon entering a public university? How do they evaluate affirmative action policies? Which is the impact of university life on their own lives? How did the university institution change after the implementation of an affirmative action law? Upon entering this Higher Education school black students show an increasing range of expectations towards their own career and future opportunities and report their own strategies for studying and continuing within the academic institution.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como temática central a análise das experiências vividas pelos alunos ingressantes nos Vestibulares 2003 e 2004 na Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI - através da implementação da modalidade de cotas raciais, determinada a partir da promulgação das leis número 3.708/01 e 4.151/03 uma vez que a presença de estudantes negros na instituição apresentava-se, até então, incipiente. Através de pesquisa empírica e interpretação quantitativa e qualitativa dos dados sobre esta experiência pioneira no Ensino Superior, o trabalho busca traçar o perfil destes jovens e as motivações que os levaram a escolher a carreira de design, considerada pela sociedade como de alto prestígio. As experiências vividas pelos estudantes negros - pretos e pardos - a partir de sua entrada em uma universidade pública, seu posicionamento a respeito da lei e o impacto da entrada na universidade em suas vidas compõem a análise realizada. Para além da superação da barreira do acesso, o trabalho identifica as estratégias de permanência em curso e as mudanças observadas na instituição e no campo do design. Os jovens negros, a partir do ingresso e permanência na universidade, demonstram ampliação de suas expectativas e projetos futuros, relatam possibilidades de transformação em relação ao mercado de trabalho e comunicam formas de estar e permanecer na ESDI.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica governamental-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração racial-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAção afirmativa : o impacto da política de cotas na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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