Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, José Roberto Linhares de | - |
Autor(es): dc.contributor | de Mattos, José Roberto Linhares | - |
Autor(es): dc.contributor | de Mattos, Sandra Maria Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Romaro Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Vinhas, Caio Revine de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:40:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:40:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754985 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação Escolar Indígena no caminho para se tornar diferenciada, bilíngue e específica. Em nossas pesquisas, foram encontrados 13 (treze) trabalhos e posteriormente divididos em três categorias: Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Formação de professores da Educação Escolar Indígena; Currículo em relação à Educação Escolar Indígena. Com base na investigação das obras, concluímos que a Educação Escolar Indígena, apesar de ainda demonstrar dificuldades e desafios, pode usar o recurso da Etnomatemática para continuar sua caminhada para se tornar uma educação diferenciada, bilíngue e específica. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to analyze works about Ethnomathematics and Indigenous School Education searched on the thesis and dissertations bank of CAPES in the last four years and so investigate the current situation of the Indigenous School Education in the way of becoming a dif ferentiated, bilingual and specific education. Our research resulted in thirteen works and we divided it into three categories: Indigenous School Education in the Basic Education; T eacher training in the Indigenous School Education; Curriculum regarding the Indigenous School Education. Based on the investigation of the works, we conclude that the Indigenous School Education, despite still demonstrating dif ficulties and challenges, can use the resources of the Ethnomatematics to keep going on the way of becoming a dif ferentiated, bilingual and specific education. | - |
Descrição: dc.description | 35 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Significativa. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous School Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Education | - |
Título: dc.title | Etnomatemática e Educação Escolar Indígena | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: