Subalternização do corpo: violências, juventude e favela

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo César Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elaine Constant Pereira de-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Elaine de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21918-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754981-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação, orientada pela Prof a . Dr a . Margareth Martins de Araújo, da Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular (ECEP) pretende pesquisar os resultados da ação pedagógica/social dos docentes de educação Física que atuam nas Escolas do Amanhã/SME/RJ, problematizando as interferências que o cotidiano das violências impõe a formação humana e cultural dos estudantes, mapeando em suas narrativas os impactos das lógicas de comando presentes na marginalização territorial e psicológica, frente aos projetos de futuro. Enquanto objetivos específicos busca desvelar os desdobramentos das atuais políticas públicas de segurança no cotidiano social e escolar dos estudantes das Escolas do Amanhã/SME/RJ, como também a coercitiva ação do narcotráfico na formação humana, e imaginário desses adolescentes, entendendo possíveis impactos no aprendizado, na subjugação do corpo e controle social; também, como segundo objetivo específico busca analisar as condições materiais objetivas de trabalho presentes nas Escolas do Amanhã/SME/RJ, teorizando criticamente acerca da vulnerabilidade dos atuais espaços onde são ministradas as aulas de Educação física, além de identificar elementos que envolvem a integridade física dos docentes e estudantes. Também, no terceiro objetivo, intenciona compreender os vínculos existentes entre instituições governamentais e não governamentais na promoção de atividades de Educação Física, como por exemplo, natação, atividades rítmicas, futebol, dentre outras, no apoio ao desenvolvimento psicomotor, multicultural e os resultados que tais vínculos produzem quanto ao desenvolvimento sócio-intelectual dos estudantes. Portanto, através de registros em caderno de campo, entrevistas semi- estruturadas e observações em sala de aula, os dados foram coletados para diálogos, reflexões e correlação teórica durante a revisão de literatura-
Descrição: dc.descriptionThis Thesis, guided by Teacher Dr Margareth Martins de Araújo, from the line o fre search: Daily Study of Popular Education (Estudo do cotidiano da Educação Popular, ECEP), tries to grasp the results of social teaching action of teachers of Fisical Education work at School of Tomorrow (Escola do Amanha/SME/Rio de Janeiro, RJ), pointing the problems caused by daily violence that influence the human Psycological and cultural formation of students, trying to chart by their testimony, the impact imposed by out cast territory, in regard of future projects. As specific goal, tounveil (desvendar) Tozeal (desvelar) the development of public security policies one very day life of students of tomorrow school (SME/RJ). As well the compulsory actions of the organized drug trafficon human formation and teenagers’ world, trying ounderst and the potential impact on their learning and body subjugation processand social control; likewise, as secondary goal, wetry tocheck the material and conditions of work use dat Escola do Amanhã/SME/RJ, analyzing criticaly the vulnerability of the facilities where the classes of fisical education are givenand also to identify the elements that surround the fisical integrity of teachers and students. Also, as a third goal, weint end to under standif there isany link between govern institution and privet institution on promotion of fisical education activities like: swimmi8ng, rithim activities, football, to mention some, to support psychomotor development, multiculturalism and the results that those links bring to social and intelectual development of students. The refore, through the writing of field notebooks, semi-structured interviews and observations in classrooms, the datas were collected for dialogues, reflections, and theoreticco-relation, while literary review-
Descrição: dc.description172 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComplexo da maré-
Palavras-chave: dc.subjectSubalternização do corpo-
Palavras-chave: dc.subjectViolências territoriais-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes da favela-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectMare complex-
Palavras-chave: dc.subjectBody subjugation-
Palavras-chave: dc.subjectTerritory violence-
Palavras-chave: dc.subjectSlams youth-
Título: dc.titleSubalternização do corpo: violências, juventude e favela-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.