Os primeiros da família: cotidianos narrados em fotografias por estudantes populares de um Curso de Pedagogia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo César Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Amélia Cristina-
Autor(es): dc.contributorMatos, Daniela-
Autor(es): dc.contributorBrenner, Ana Karina-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Maria Cristina de Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28653-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754974-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa tem por objetivo geral compreender cotidianos de jovens universitários de classes populares de um curso de pedagogia através de ensaios fotográficos e textos sobre seus cotidianos. Os objetivos específicos são: conhecer quem são os jovens que entram em cena na universidade pública com a expansão das matrículas; analisar, por meio das imagens fotográficas e textos produzidos pelos jovens universitários, seus diferentes cotidianos; descrever como jovens universitários vivenciam o cotidiano; indagar sobre o lugar social que os tempos-espaços universitários ocupam no cotidiano desses/as estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFF. O corpus empírico de análise, fotografias e textos descritivo-analíticos dos estudantes sobre seus cotidianos é oriundo do projeto de pesquisa “Eu sou muitos: compreendendo imagens e processos de individuação de jovens estudantes”. O campo de pesquisa é a Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, curso de Pedagogia, onde foram levantadas discussões em torno da categoria juventude (MELUCCI, 2003,1997). A pesquisa foi realizada com 59 jovens que cursaram a disciplina Ciências Sociais. A pesquisa é de aspecto qualitativo, por permitir, na elaboração das deduções, detalhes mais específicos. Utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) aliada à Foto-Elicitação, que permite aos pesquisadores fazer uso de fotografias como ferramenta de reflexão (JR; COLLIER, 1973.). Naquilo que se refere à expansão do ensino superior público, estudamos o período compreendido entre o governo Lula e o governo Bolsonaro. Ao discorrer sobre o cotidiano, utilizamos como referência Machado Pais (1996) e José de Souza Martins (2008). O segundo nos ajuda a refletir sobre o tema da fotografia como método de pesquisa. Como resultado, obtivemos a compreensão de aspectos do cotidiano dos estudantes de origem popular. A universidade foi um dos momentos de seus cotidianos mais registrados. O campus Gragoatá obteve um significativo número de registros. As descrições desse espaço mostraram o quanto ele é significativo. Os momentos de aulas também tiveram a atenção dos estudantes. Registros das aulas expõem variados sentimentos. O que mais se sobressaiu foram as dificuldades de se manterem concentrados durante as aulas expositivas após uma jornada de trabalho. Também explicitaram o quanto é difícil manter as leituras em dia ao aliar trabalho e estudo. O tema do horário se torna relevante para esses jovens à medida que suas atividades cotidianas são cronologicamente muito próximas, ocasionando um problema de conciliação, pois não há como abrir mão de trabalhar para estudar. Então, seguem se ajustando da melhor maneira possível. Um ponto que toca a grande maioria é o fato de serem os primeiros da família a cursar o ensino superior e, por essa razão, tem o apoio de todos os familiares, pois é um sonho comum a todos da família, em especial do estudante. Para além da universidade, as fotografias e narrativas foram reveladoras de outras dimensões da vida dos estudantes populares, tais como os mundos da casa e do trabalho.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of the research is to understand the daily lives of university students from popular classes in a pedagogy course through photographic essays and texts about their daily lives. The specific objectives are: to know who are the young people who enter the public university scene with the expansion of enrollments; to analyze, through photographic images and texts produced by university students, their different daily lives; describe how university students experience everyday life; to inquire about the social place that university time-spaces occupy in the daily lives of these students of the Pedagogy Course at the Faculty of Education at UFF. The empirical corpus of analysis, photographs and descriptive-analytical texts of students about their daily lives comes from the research project “I am many: understanding images and individuation processes of young students”. The research field is the Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Pedagogy course, where discussions around the youth category were raised (MELUCCI, 2003, 1997). The research was carried out with 59 young people who attended the Social Sciences discipline. The research has a qualitative aspect, as it allows more specific details in the elaboration of deductions. We used the content analysis technique (BARDIN, 2016) combined with Photo-Elicitation, which allows researchers to use photographs as a reflection tool (JR, COLLIER, 1973.). With regard to the expansion of public higher education, we study the period between the Lula government and the Bolsonaro government. When discussing everyday life, we used Machado Pais (1996) and José de Souza Martins (2008) as a reference. The second helps us to reflect on the theme of photography as a research method. As a result, we obtained an understanding of aspects of everyday life for students of popular origin. The university was one of the most recorded moments of their daily lives. The Gragoatá campus obtained a significant number of registrations. The descriptions of this space showed how significant it is. The moments of classes also had the attention of the students. Class records expose various feelings. What stood out the most were the difficulties of staying focused during the lectures after a working day. They also explained how difficult it is to keep reading up to date when combining work and study. The theme of time becomes relevant for these young people as their daily activities are chronologically very close, causing a problem of conciliation, as there is no way to give up working to study. So, they keep adjusting as best they can. A point that touches the vast majority is the fact that they are the first in the family to attend higher education and, for this reason, have the support of all family members, as it is a common dream for everyone in the family, especially the student. In addition to the university, the photographs and narratives revealed other dimensions of popular student life, such as the worlds of home and work.-
Descrição: dc.description138 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectExpansão Universitária-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity Expansion-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Título: dc.titleOs primeiros da família: cotidianos narrados em fotografias por estudantes populares de um Curso de Pedagogia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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