Modelagem Matemática: o ensino de Gráficos Estatísticos tematizando o bullying.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDutra, Magda Kimico Kaibara-
Autor(es): dc.contributorDutra, Magda Kimico Kaibara-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorCrissaf, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jessica Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754970-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta de utilização da metodologia de ensino Modelagem Matemática no ensino de gráficos estatísticos, partindo do conhecimento prévio dos alunos a fim de motivá - los e cativá - los para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos, tornando a aprendizagem mais significativa. Esta proposta foi inspirada em uma experiência vivenciada pela autora deste trabalho no período em que era monitora numa esc ola de Educação Básica em que os alunos a par tir de um filme interessaram - se pela temática do bullying , o que propiciou o ensino de gráficos estatísticos. Tendo isso em vista, a proposta é desenvolvida em torno da temática do bullying , fazendo uso de tecnologias digitais, quando conveniente, e incent ivando o trabalho colaborativo. Apresenta - se algumas concepções de M odelagem, de letramento estatístico e bullying de autores renomados nas referidas áreas. Baseados nesses referenciais são desenvolvidas três atividades de modelagem que podem ser utilizada s em sala de aula, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa através da construção do conhecimento partindo do cotidiano.-
Descrição: dc.descriptionThis Course Conclusion Work aims to present a proposal for the use of mathematical modelling methodology in the teaching of statistical graphics based on the student’s prior knowledge in order to motivate and captivate them to learn Mathematics. The proposal was inspired by an experi ence lived by the author of this work when she was a monitor in a Basic Education School in which students, after watching a movie, became interested in the theme of bullying, which allowed the teaching of statistical graphics. With this in mind, the propo sal is developed around the theme of bullying, making use of digital technologies, when convenient and encouraging collaborative work. Some concepts of modeling, statistical literacy and bullying of renowned authors in the referred areas are presented. Thr ee modeling activities that can be used in the classroom are developed based on these references, providing students with a meaningful learning through the construction of knowledge from everyday life.-
Descrição: dc.description55 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem numérica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de estatística-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Modelling-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Título: dc.titleModelagem Matemática: o ensino de Gráficos Estatísticos tematizando o bullying.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.