Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Esteban | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Steban do | - |
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Maria Tereza Goudard | - |
Autor(es): dc.contributor | Carreiro, Heloísa Josiene Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7117587867924345 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9777735988809472 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9777735988809472 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7470127128501920 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2697823717162359 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0807205299478201 | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Raquel Marina da Silva do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754956 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação busca discutir as questões relacionadas aos saberes e fazeres docentes em uma creche pública carioca, as quais partiram das inquietações do meu cotidiano como Professora de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. A pesquisa se insere nos estudos dos cotidianos das classes populares e se desenvolve a partir da perspectiva da produção de conhecimento que emerge da escola pública e se faz num movimento de prática-teoria-prática e pela atuação da professora-pesquisadora na investigação da sua própria prática. O cotidiano mostra-se um espaço-tempo rico, no qual emergem questões complexas que nos ajudam a pensar as práticas na educação infantil. Estão, dentre diversas questões que guiam este estudo: a creche como espaço de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas; as múltiplas infâncias que habitam os espaços educativos; as tensões entre o currículo prescrito e o currículo discutido e vivido pelas profissionais que trabalham na creche; a construção de um coletivo que pense e discuta os fazeres cotidianos; a atuação docente na creche e a ação pedagógica com crianças de 0 a 3 anos das classes populares. A complexidade das relações tecidas no cotidiano impele um outro olhar sobre essas relações e as possibilidades de mudança e transformação das práticas. As práticas curriculares não são estanques, se dão em uma rede de significados tecida cotidianamente pelos profissionais da creche e que está relacionada à diversidade de contextos e culturas por eles vividos na articulação entre seus fazeres/saberes e suas subjetividades | - |
Descrição: dc.description | Esa disertación busca discutir las cuestiones relacionadas a los saberes haceres docentes en una guardería pública de Río de Janeiro, a partir de las inquietudes de mi cotidiano como maestra de Educación Infantil en la municipalidad del Rio de Janeiro. La investigación integra a los estudios de los cotidianos de las clases populares y se desarrolla a partir de la perspectiva de la producción de conocimiento que emerge de la escuela pública y se hace en un movimiento de práctica-teoría-práctica y por la actuación de la maestra-investigadora en la averiguación de su propia práctica. El cotidiano se muestra un espaciotiempo rico, en el cual emergen cuestiones complejas que nos ayudan a pensar las prácticas en la educación infantil. Entre diversas cuestiones que guían ese estudio está la guardería como espacio de educación y cuidado de bebés y niños pequeños, las múltiples formas de la niñez que habitan los espacios educativos, las tensiones entre el currículo prescrito y el currículo discutido y vivido por las profesionales que trabajan en la guardería; la construcción de un colectivo que piense y discuta los haceres cotidianos; la actuación docente en la guardería y la acción pedagógica con niños de 0 a 3 años de las clases populares. La complejidad de las relaciones tejidas en el cotidiano impele una otro mirada sobre esas relaciones y las posibilidades de cambio y e transformación de las prácticas. Las prácticas curriculares no son estanques, se dan en una red de significados tejida cotidianamente por los profesionales de la guardería y está relacionada a la diversidad de contextos y culturas por ellos vividos en la articulación entre sus haceres/saberes y sus subjetividades | - |
Descrição: dc.description | 166 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente na creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo praticado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guardería | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabajo docente en la guardería | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pequeña niñez | - |
Título: dc.title | Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: