Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban-
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Steban do-
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.contributorCarreiro, Heloísa Josiene Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7117587867924345-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9777735988809472-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9777735988809472-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7470127128501920-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2697823717162359-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0807205299478201-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Raquel Marina da Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754956-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação busca discutir as questões relacionadas aos saberes e fazeres docentes em uma creche pública carioca, as quais partiram das inquietações do meu cotidiano como Professora de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. A pesquisa se insere nos estudos dos cotidianos das classes populares e se desenvolve a partir da perspectiva da produção de conhecimento que emerge da escola pública e se faz num movimento de prática-teoria-prática e pela atuação da professora-pesquisadora na investigação da sua própria prática. O cotidiano mostra-se um espaço-tempo rico, no qual emergem questões complexas que nos ajudam a pensar as práticas na educação infantil. Estão, dentre diversas questões que guiam este estudo: a creche como espaço de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas; as múltiplas infâncias que habitam os espaços educativos; as tensões entre o currículo prescrito e o currículo discutido e vivido pelas profissionais que trabalham na creche; a construção de um coletivo que pense e discuta os fazeres cotidianos; a atuação docente na creche e a ação pedagógica com crianças de 0 a 3 anos das classes populares. A complexidade das relações tecidas no cotidiano impele um outro olhar sobre essas relações e as possibilidades de mudança e transformação das práticas. As práticas curriculares não são estanques, se dão em uma rede de significados tecida cotidianamente pelos profissionais da creche e que está relacionada à diversidade de contextos e culturas por eles vividos na articulação entre seus fazeres/saberes e suas subjetividades-
Descrição: dc.descriptionEsa disertación busca discutir las cuestiones relacionadas a los saberes haceres docentes en una guardería pública de Río de Janeiro, a partir de las inquietudes de mi cotidiano como maestra de Educación Infantil en la municipalidad del Rio de Janeiro. La investigación integra a los estudios de los cotidianos de las clases populares y se desarrolla a partir de la perspectiva de la producción de conocimiento que emerge de la escuela pública y se hace en un movimiento de práctica-teoría-práctica y por la actuación de la maestra-investigadora en la averiguación de su propia práctica. El cotidiano se muestra un espaciotiempo rico, en el cual emergen cuestiones complejas que nos ayudan a pensar las prácticas en la educación infantil. Entre diversas cuestiones que guían ese estudio está la guardería como espacio de educación y cuidado de bebés y niños pequeños, las múltiples formas de la niñez que habitan los espacios educativos, las tensiones entre el currículo prescrito y el currículo discutido y vivido por las profesionales que trabajan en la guardería; la construcción de un colectivo que piense y discuta los haceres cotidianos; la actuación docente en la guardería y la acción pedagógica con niños de 0 a 3 años de las clases populares. La complejidad de las relaciones tejidas en el cotidiano impele una otro mirada sobre esas relaciones y las posibilidades de cambio y e transformación de las prácticas. Las prácticas curriculares no son estanques, se dan en una red de significados tejida cotidianamente por los profesionales de la guardería y está relacionada a la diversidad de contextos y culturas por ellos vividos en la articulación entre sus haceres/saberes y sus subjetividades-
Descrição: dc.description166 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente na creche-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo praticado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectGuardería-
Palavras-chave: dc.subjectTrabajo docente en la guardería-
Palavras-chave: dc.subjectPequeña niñez-
Título: dc.titleSer professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.