Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mitrano Neto, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:59863257822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Rejane Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980750022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Janaina da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:50312445422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2399231900578015 | - |
Autor(es): dc.creator | Seba, Rosângela Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754944 | - |
Descrição: dc.description | Recent research in second language acquisition has acknowledged the importance of verbal interaction in the development of competence in the target language. Grounded in sociocultural theoretical framework (Vygostky, 1978) and based on the works of Swain and her associates (1985-2006), the present study aimed to investigate the effectiveness of collaborative dialogue with a conscious and spontaneous focus on form for the improvement of reading comprehension skills in English. According to Swain (2000), collaborative dialogue is knowledge-building dialogue (with others and/or with the self) which construes language not only as communication, but as a cognitive tool. It refers to spontaneous learners talk about language in their attempt to solve a linguistic problem as they work collaboratively in small groups. Two voluntary EFL adult learners of an English for Academic Purposes (EAP) course from a university in the State of Espírito Santo, Brazil with an intermediate level of English proficiency participated in the research. Data were collected over a period of four regular classes (2h each), in which participants worked collaboratively on producing and reformulating tasks. Microgenetic qualitative analysis of the collaborative dialogue between the participants provided evidence of the focus of learners negotiated interaction, and the writing and reading strategies they used while working on tasks. The findings confirm the postulates of Vygotsky s (1978) sociocultural theory about human cognitive development through social interaction, and corroborate Swain s (1985) Comprehensible Output Hypothesis which claims that the act of producing language (speaking and writing) may be a source of language learning. There seems to be evidence to suggest that collaborative dialogue with learner-generated attention to form and lexis may lead learners to a deeper understanding of their production, and to greater awareness of writing and reading strategies. Thus, the current research study seems to indicate that, at least in certain teaching and learning contexts collaborative dialogue with spontaneous focus on form through writing tasks in dyads or in small groups may facilitate the process of reading comprehension. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Pesquisas recentes sobre o processo de aquisição de segunda língua têm reconhecido a importância da interação verbal no desenvolvimento da competência do aluno na língua alvo. Fundamentado na teoria sociocultural (Vygotsky, 1978), e baseado nos trabalhos de Swain e seus colaboradores (1985-2006), o presente estudo buscou investigar a eficácia do diálogo colaborativo com foco consciente e espontâneo na forma no processo de leitura em inglês. Segundo Swain (2000), o diálogo colaborativo constitui-se como um diálogo de construção do conhecimento (com os outros e consigo mesmo) sendo a linguagem não apenas um meio de comunicação, mas uma ferramenta cognitiva. Refere-se à conversa espontânea dos alunos sobre a língua alvo em suas tentativas de solucionar problemas lingüísticos, enquanto trabalhando colaborativamente em pequenos grupos. Duas estudantes de nível intermediário de inglês do curso de inglês para fins acadêmicos (EAP) de uma universidade no Estado do Espírito Santo participaram da pesquisa. Os dados foram coletados durante um período de quatro aulas regulares (2h cada), nas quais as alunas trabalharam colaborativamente em tarefas de produção e reformulação de um texto em inglês. A análise qualitativa microgenética do diálogo colaborativo entre as participantes forneceu evidências sobre o foco das interações negociadas, bem como das estratégias de produção e de leitura utilizadas durante as tarefas. Os resultados confirmam os postulados da teoria sociocultural de Vygotsky (1978), e corroboram a Hipótese da Produção Compreensível de Swain (1985), segundo a qual, o ato de produzir (linguagem escrita ou falada) pode ser uma fonte de aprendizagem. O estudo sugere que o diálogo colaborativo com foco espontâneo na forma pode conduzir o aprendiz a uma compreensão mais profunda da sua produção, bem como a uma maior conscientização das estratégias utilizadas nos processos de composição de texto e de leitura em língua estrangeira. Conclui-se, então que, em certos contextos de ensino e aprendizagem, o diálogo colaborativo com foco espontâneo na forma através de tarefas escritas em pequenos grupos pode facilitar o processo de leitura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foco na forma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative dialogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Focus on form | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negotiation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | From collaborative writing to reading comprehension : a case study on focus on form through collaborative dialogue as a means to enhance reading comprehension in English | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: