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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Renata Flavia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Edna | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Vanessa Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Ananda | - |
Autor(es): dc.contributor | Daflon, Claudete | - |
Autor(es): dc.creator | Sabino, Camila Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754936 | - |
Descrição: dc.description | Debruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor. | - |
Descrição: dc.description | Focusing on traditional Mozambican religiosities represents entering a field of epistemic conflicts. This theme and its consequences are investigated in this thesis and are present in the selected literary corpus. The trilogy composed by Na Mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) and Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testament (2015), built by Mozambican writer Paulina Chiziane, in partnership with authors Maria do Carmo da Silva (spiritist medium); Samuel Rasta Pita (healer) and Mariana Martins (Christian healer), enact the ancestral polyphony capable of bringing together voices of the living and dead in narrators and characters that call for an active listening of the receiver, through the ritualization of the word that materializes communication. Such communication summons the body and the ethical conception of an Afro way of living as the Brazilian philosopher Muniz Sodré calls it, as well as moving us to think about the abysmal epistemic exclusions that Portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos tells us about. Both discussions, in dialogue with the intercultural exchange between Western and African religious expressions thought by the Cameroonian Achille Mbembe, compose the theoretical line of this study. The dual authorship and the changing nature of the works, whose structure we categorize as novel-essay, based on the studies of Mikhail Bakhtin and Terezinha Taborda Moreira, for example, are understood as representatives of the performance of dialogue, the main exercise of the plots and key to understanding the relationship between authors, narrators and the receiver itself. | - |
Descrição: dc.description | 167 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulina Chiziane | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religiosidades tradicionais moçambicanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religiosidade popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura moçambicana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chiziane, Paulina, 1955- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mozambican traditional religiosities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dual authorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestry | - |
Título: dc.title | A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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