Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andréa Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4982119146423529 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0123648683936423 | - |
Autor(es): dc.creator | Pancote, Verônica Cosendey da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26541 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754900 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo conhecer a influência da contação de histórias na Educação Infantil, de modo a compreender a repercussão deste fenômeno na formação pessoal e social da criança. Para alcançar esse fim, elege como objetivos específicos: conhecer o fenômeno contação de histórias no contexto da educação infantil como forma de construção de conhecimento históricocultural, formação pessoal e social e desenvolvimento de práticas de leitura; investigar as contribuições da contação de histórias na primeira etapa de educação básica para o seu desenvolvimento, construção de conhecimentos e práticas de leitura pela criança; e identificar as atividades realizadas na educação infantil que promovam a contação de histórias. Este trabalho configurou-se como uma pesquisa bibliográfica, baseada nos autores Bedran (2012), Busatto (2010, 2012), Velasco (2018), entre outros, e também como uma pesquisa biográfica e autobiográfica, baseadas em Abrahão (2003), Breton (2020) e Souza (2007). Os sujeitos que narraram suas histórias foram educadores leitores e contadores de histórias, atuantes na educação, que trazem suas memórias e experiências com narrativas orais e leituras. O resultado desta pesquisa aponta a leitura, contação de histórias e suas contribuições para aprendizagem e desenvolvimento na formação infantil, com destaque para a escola e os educadores, como mediadores em experiências especificamente humanas, ao propiciar momentos de narração. | - |
Descrição: dc.description | This personal course conclusion work aims to know the influence of the formation of stories in Early Childhood Education, in order to understand the repercussion of this phenomenon on the child and socially. To achieve this end, it chooses as specific objectives: to know the storytelling phenomenon in the context of early childhood education as a way of building historical-cultural knowledge, personal and social formation and development of reading habits; to investigate how the child’s storytelling contributions in the first stage of basic education for their development, construction of knowledge and reading habits by; and identify activities carried out in early childhood education that promote storytelling. The work was configured as a research, based on the authors, based on the authors Bedran (2012), Busatto (2010, 2012), Velasco (2018), others and also as a research, a biographical and autobiographical Abrahão (2003), Breton (2020) and Souza (2007). The subjects who narrated their stories were readers and storytellers, memories active in education, their memories and experiences with oral narratives and readings. The result of this research points to reading, storytelling and their contributions to children’s learning and development in training, with emphasis on the school and the media, specifically educators, by providing moments of narration. | - |
Descrição: dc.description | 63 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | contação de histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | práticas de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação pessoal e social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | children’s literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | reading practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | personal and social training | - |
Título: dc.title | Contação de histórias na educação infantil: trajetórias na formação pessoal e social da criança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: