Contação de histórias na educação infantil: trajetórias na formação pessoal e social da criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0123648683936423-
Autor(es): dc.creatorPancote, Verônica Cosendey da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26541-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754900-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo conhecer a influência da contação de histórias na Educação Infantil, de modo a compreender a repercussão deste fenômeno na formação pessoal e social da criança. Para alcançar esse fim, elege como objetivos específicos: conhecer o fenômeno contação de histórias no contexto da educação infantil como forma de construção de conhecimento históricocultural, formação pessoal e social e desenvolvimento de práticas de leitura; investigar as contribuições da contação de histórias na primeira etapa de educação básica para o seu desenvolvimento, construção de conhecimentos e práticas de leitura pela criança; e identificar as atividades realizadas na educação infantil que promovam a contação de histórias. Este trabalho configurou-se como uma pesquisa bibliográfica, baseada nos autores Bedran (2012), Busatto (2010, 2012), Velasco (2018), entre outros, e também como uma pesquisa biográfica e autobiográfica, baseadas em Abrahão (2003), Breton (2020) e Souza (2007). Os sujeitos que narraram suas histórias foram educadores leitores e contadores de histórias, atuantes na educação, que trazem suas memórias e experiências com narrativas orais e leituras. O resultado desta pesquisa aponta a leitura, contação de histórias e suas contribuições para aprendizagem e desenvolvimento na formação infantil, com destaque para a escola e os educadores, como mediadores em experiências especificamente humanas, ao propiciar momentos de narração.-
Descrição: dc.descriptionThis personal course conclusion work aims to know the influence of the formation of stories in Early Childhood Education, in order to understand the repercussion of this phenomenon on the child and socially. To achieve this end, it chooses as specific objectives: to know the storytelling phenomenon in the context of early childhood education as a way of building historical-cultural knowledge, personal and social formation and development of reading habits; to investigate how the child’s storytelling contributions in the first stage of basic education for their development, construction of knowledge and reading habits by; and identify activities carried out in early childhood education that promote storytelling. The work was configured as a research, based on the authors, based on the authors Bedran (2012), Busatto (2010, 2012), Velasco (2018), others and also as a research, a biographical and autobiographical Abrahão (2003), Breton (2020) and Souza (2007). The subjects who narrated their stories were readers and storytellers, memories active in education, their memories and experiences with oral narratives and readings. The result of this research points to reading, storytelling and their contributions to children’s learning and development in training, with emphasis on the school and the media, specifically educators, by providing moments of narration.-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectliteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectcontação de histórias-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectformação pessoal e social-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectchildren’s literature-
Palavras-chave: dc.subjectstorytelling-
Palavras-chave: dc.subjectreading practices-
Palavras-chave: dc.subjectpersonal and social training-
Título: dc.titleContação de histórias na educação infantil: trajetórias na formação pessoal e social da criança-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.