Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Latini, Rose Mary | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Anderson Rocha da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sbano, Valmir Candido | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Fabrícia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754898 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou desenvolver um trabalho de articulação entre o ensino de ciências e ambiente, na perspectiva da educação ambiental crítica, utilizando temas ambientais locais a fim de construir conceitos científicos junto aos conteúdos de química e biologia. O cenário escolar pesquisado foi o Colégio Estadual Miguel Couto (CEMC), localizado na cidade de Cabo Frio, interior do Estado do Rio de Janeiro. Assim, teve por objetivo elaborar material de apoio ao ensino de ciências a partir de atividades experimentais que possam contribuir para a construção de conceitos científicos e entendimento da problemática ambiental local através de temas geradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscamos compreender como ocorre o ensino de ciências no CEMC; através de entrevistas/questionários com os professores da área de ciências da natureza, identificação de conteúdos no currículo mínimo e na BNCC, e ainda em livros didáticos listados no PNLD; a fim de identificarmos conteúdos que permitissem a articulação entre as diferentes disciplinas de ciências (química e biologia) e problemáticas ambientais locais. Paralelamente, foi realizado um levantamento dos problemas ambientais do entorno escolar tendo sido selecionado três temas ambientais locais em Cabo Frio que foram utilizados como temas geradores. Como resultado foram identificados conteúdos trabalhados no Ensino Médio que favorecem a articulação pretendida. A partir disso, sugerimos atividades experimentais, que fizeram parte de um roteiro para disponibilização e uso dos professores de ciências desta comunidade escolar. Para elaboração deste roteiro, o qual configurou o produto final desta pesquisa, foi realizando um levantamento de experimentos na literatura, como artigos, sites acadêmicos e outros roteiros. Além de contribuir na investigação e construção de conceitos científicos, acreditamos que este roteiro poderá trazer reflexões, problematizações e discussões a respeito dos temas ambientais relevantes e que podem fazer parte da rotina e estrutura curricular. | - |
Descrição: dc.description | This research sought to develop an articulation work between science and environment teaching, in the perspective of critical environmental education, using local environmental themes in order to build scientific concepts along with the contents of chemistry and biology. Within this context, we used experimental activities as an articulating pedagogical resource. The school scenario studied was the Colégio Estadual Miguel Couto (CEMC), located in the city of Cabo Frio, in the interior of the State of Rio de Janeiro. For this work it was relevant to understand how science teaching occurs at CEMC, therefore, interviews / questionnaires were conducted with teachers in the field of Natural Sciences. In addition, we carried out a survey on the minimum curriculum and on the BNCC, as well as on textbooks listed in the PNLD, in order to search for content that would allow the articulation between the different science subjects (chemistry and biology) and local environmental issues. A survey of the surrounding environmental problems was also carried out and it was selected three local environmental themes in Cabo Frio. As a result, contents worked in high school were developed that favor an intended articulation. From this, we suggest experimental activities, which were part of a script for the availability and use of science teachers in this school community. To elaborate this script, which configured the final product of this research, a survey of experiments in literature was carried out, such as articles, academic websites and other materials. In addition to contributing to the investigation and construction of scientific concepts, we believe that this script may bring reflections, problematizations and discussions regarding relevant environmental themes and that may be part of the routine and curriculum structure. | - |
Descrição: dc.description | 77f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos Científicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas Ambientais Locais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | critical environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific concepts | - |
Palavras-chave: dc.subject | experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | generating themes | - |
Palavras-chave: dc.subject | environmental themes. | - |
Título: dc.title | Ensino de Ciências e Ambiente: proposta de um roteiro de atividades experimentais como instrumento de articulação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: