Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Ueso-
Autor(es): dc.contributorAbdon, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorMerlo, Leando Colau-
Autor(es): dc.creatorRezende, Julia Lobato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28566-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754878-
Descrição: dc.descriptionA partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisa-
Descrição: dc.descriptionFrom the interest in concepts of learning and meaningful mathematics, David Ausubel’ s Theory of Meaningful Learning is the foundation for this study applied in two proposals of didactic sequences in mathematical contents of the Final Y ears of Elementary School. In Ausubel's theory , the existing background in the knowledge structure is the essential element for meaningful learning to be possible. The first sequence predominantly involves the divisibility criteria and the second, the content of reflection, rotation and translation synmetries, where its organization comprises a pre-test questionnaire to determine the subsunsors, a set of activities relating them to the referred theory and a post-test form. Concept maps were used to represent meaningful relationships and proved to be important for the theory , due to the characteristic of being able to help students in the didactic organization. In addition to a brief introduction of the main concepts related to Theory and its approach in national publications and PNLD textbooks, which were the references for this research.-
Descrição: dc.description139 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Título: dc.titleProposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.