A escolarização precoce na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerpa, Andrea-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Izabelle Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15419-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754861-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmente-
Descrição: dc.descriptionThis research objectified to study and question the anticipation of reading and writing processes in early childhood education, given that this is a current issue that all of us education professionals must analyze, taking into account the importance of the role of social interactions and play, as a way to promote experiences that provide self knowledge and the world. This research took place through field in three private institutions of noble neighborhoods in the city of Niterói - RJ, based on interviews with early childhood teachers with classes from 3 to 5 years of these schools. I will talk with the BNCC and DCNEI, as well as from the contributions and concepts of Sonia Kramer and Patrícia Corsino, authors who believe that through different languages and narratives, children of early childhood education are inserted into the world of reading and writing, procedurally-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Título: dc.titleA escolarização precoce na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.